Início > Antigas > Material didático é apresentado à equipe que conduz o Cursinho Popular

Material didático é apresentado à equipe que conduz o Cursinho Popular

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 15h20 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 15h20

No dia 24 de agosto de 2016, quarta-feira, pela manhã, a partir das 11:00, o material didático apostilado da empresa que venceu a licitação com este objetivo, foi apresentado para a equipe de docentes e servidores técnico-administrativos que coordena o Cursinho Popular do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e para os professores-bolsistas que ministram as aulas para os alunos da turma do Cursinho Popular, além de bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, que estão dando apoio às denominadas atividades diversificadas do Cursinho Popular. A apresentação foi realizada pelo professor Gilberto Alvarez Giusepone Jr. que representou a Fundação PoliSaber.

[caption id="attachment_14961" align="aligncenter" width="448"]image1image1 Professor Gilberto em sua apresentação[/caption]

O material didático com as apostilas do conhecido “Cursinho da Poli” foi apresentado aos presentes de modo que estes conseguissem avaliar as possibilidades de seu uso em situações de sala de aula. Os professores-bolsistas do Cursinho Popular presentes fizeram várias indagações e questionamentos de modo a aprender como usar pedagogicamente o material da melhor forma. O professor Gilberto procurou responder e esclarecer todas as perguntas que foram feitas, conferindo ênfase nos cinco eixos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.

[caption id="attachment_14960" align="aligncenter" width="448"]image2image2 Público presente durante a apresentação[/caption]

O Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba é uma importante iniciativa educacional que tem a função de preparar alunos para os exames de ingresso em cursos universitários, ampliando as oportunidades de que estudantes de escolas públicas, afrodescendentes ou de origem indígena possam realizar seus estudos em nível universitário. O Cursinho Popular tem também a importante função de alargar a visão de mundo e a consciência crítica dos alunos, por meio de reflexões sobre a sociedade em que vivem e sobre as barreiras econômicas e sociais existentes para que uma parcela considerável da população jovem brasileira continue seus estudos em nível superior em instituições de ensino de qualidade. Seu objetivo é a formação humana, não somente em conteúdos disciplinares da educação básica, mas também em aspectos culturais, políticos, filosóficos, sociais e éticos.