Início > Antigas > Licenciandos em Matemática do IFSP-Caraguatatuba conhecem laboratório de física da Escola Dr. Eduardo

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2014, 15h52 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2014, 15h52

No dia 26 de setembro de 2014, estudantes de duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), pela manhã, estiveram presentes na Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, onde conheceram os seus laboratórios científicos e onde realizaram diversas experiências da disciplina de física, conhecendo os equipamentos existentes nesta escola.

Gerador eletrostático de van de GraaffGerador eletrostático de van de Graaff

Esta visita foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que ministra as disciplinas “Interface da Matemática com a Física 2” e “Interface da Matemática com a Física 4”, para os 6º e 8º semestres do curso de Licenciatura em Matemática, respectivamente.

Professor José Bernardo e experiência com o trilho de arProfessor José Bernardo e experiência com o trilho de ar

Cerca de 30 estudantes das duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática estiveram presentes nesta manhã na Escola Dr. Eduardo.

Cuba de ondasCuba de ondas

Esta atividade educacional foi viabilizada pelo apoio dado pela direção da Escola Dr. Eduardo. Ela se insere no conjunto de ações de parceria que vem sendo realizadas entre o IFSP-Caraguatatuba e a Escola Dr. Eduardo.

Banco ópticoBanco óptico

A parceira entre as duas instituições tem garantido as ações do grupo de bolsistas do projeto de extensão “Educação ambiental e educação científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo” que é coordenado pelo professor Ricardo, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Termômetro de GalileuTermômetro de Galileu

Desde agosto de 2014, os extensionistas, acompanhados pelo professor Ricardo, têm realizado visitas ao Laboratório de Física da Escola Dr. Eduardo, nas tardes das quartas-feiras, com o objetivo de colaborar para a montagem, estruturação e disponibilização dos equipamentos de física existentes.

Vasos comunicantes e sistema com poliasVasos comunicantes e sistema com polias

Algumas das experiências e equipamentos apresentados nesta manhã aos licenciandos presentes foram: cuba de ondas; gerador eletrostático de van de Graaff e linhas de campo elétrico; movimento retilíneo uniforme em um trilho de ar; banco óptico; placa fotovoltaica; queda livre; lançamento oblíquo e estudo do alcance em uma trajetória parabólica; anel de Gravesande; ressonância; simulador de sólido de revolução; diapasão; placa para testes com ligações elétricas; movimento harmônico de uma mola; sistema de roldanas; equilíbrio e medida de forças com dinamômetros; magnetismo e linhas de campo magnético; disco de Newton; mesa de pregos; movimento em looping vertical; vasos comunicantes; movimento de uma bolha e de uma bola em um tubo com líquido; termômetro de Galileu; deslocamento do centro de massa.

Anel de Gravesande, esfera metálica e maçaricoAnel de Gravesande, esfera metálica e maçarico

Durante a manhã, os estudantes de licenciatura, em grupos, percorreram as diversas bancadas dos dois laboratórios existentes (o “seco” e o “molhado”), onde as experiências já se encontravam montadas, de modo a conhecer e compreender a física existente por trás de cada experimento.

Diapasão e sistema para estudo de ressonânciaDiapasão e sistema para estudo de ressonância

Alguns dos licenciandos que já conheciam os equipamentos e já haviam visitado estes laboratórios antes, se responsabilizaram por cada bancada onde se localizavam alguns equipamentos específicos, explicando as leis e os conceitos científicos envolvidos.

Placa fotovoltaica e placa para testes com ligações elétricasPlaca fotovoltaica e placa para testes com ligações elétricas

Agradecemos aos estudantes do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, João Pereira Neto e Thays Garakis Poggi Pollini, que estiveram presentes colaborando para apresentar as experiências aos alunos.

Sentando numa mesa de pregosSentando numa mesa de pregos

Agradecemos também aos alunos Gilberto Ribeiro Rafael, Gabriel Ramos Maia (ambos do 8º semestre da Licenciatura em Matemática) e Julio Manoel de Campos Souza (do 6º semestre da Licenciatura em Matemática) que também colaboraram decisivamente para o sucesso da atividade.

Discos de NewtonDiscos de Newton

Finalmente, agradecemos a todos os professores e funcionários da escola Dr. Eduardo, particularmente à diretora, Ana Angélica de Oliveira Faria, à coordenadora, Karina Augusto da Silva Santos, e ao professor de Física, José Bernardo, pela oportunidade concedida.

Texto escrito com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.