Licenciando em Matemática viaja para a China pelo programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2014, 13h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Agosto de 2014, 13h52

O aluno Leandro Carvalho Julio, que terminou o terceiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi selecionado pelo programa Ciência sem Fronteiras para realizar intercâmbio de dois anos na China, durante o qual ele desenvolverá seus conhecimentos sobre a língua chinesa na Universidade Tongji e em seguida cursará disciplinas específicas do curso de engenharia de informação na Universidade Shanghai Jiao Tong. Ambas as universidades estão situadas na cidade de Shanghai. Ele viaja para a China em 19 de agosto de 2014.

Leandro foi aprovado pelo programa Ciência sem Fronteiras que para isso levou em conta vários indicadores de seu desempenho acadêmico, tais como as notas nas disciplinas que ele cursou nos primeiros semestres, sua nota no ENEM e a sua proficiência em inglês atestada pela nota obtida no teste TOEFL-iTP.

Leandro foi também orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente do IFSP-Caraguatatuba, em trabalho de pesquisa e extensão tendo como foco as possibilidades futuras existentes para o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), as formas como o cinema tem encarado estas possibilidades e as interfaces existentes neste campo de pesquisa com diversas áreas do conhecimento, tais como a computação, a matemática, a filosofia e a neurociência. A partir de seu trabalho de pesquisa, ele desenvolveu uma apresentação didática de cunho audiovisual intitulada “Reflexões sobre Inteligência Artificial e Consciência” com cenas recortadas de filmes e de documentários científicos para discutir a história da computação e as possibilidades abertas para o seu futuro. Este trabalho foi apresentado para diferentes públicos de estudantes de educação básica e superior, como atividade de extensão universitária. Leandro e o professor Ricardo apresentaram os resultados acadêmicos e educacionais deste trabalho de pesquisa e extensão durante o Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) que foi realizado no campus do IFSP de Birigui no mês de maio de 2014. O IFSP ajudou financeiramente para a participação dos autores do trabalho neste Encontro.

Leandro Carvalho Julio - Aluno de Licenciatura em MatemáticaLeandro Carvalho Julio - Aluno de Licenciatura em Matemática

Antes de entrar no curso de Licenciatura em Matemática, Leandro foi aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Comerciais com Ênfase em Web, no antigo CEPROLIN, escola que funcionava no mesmo prédio que hoje funciona o IFSP-Caraguatatuba.

O “Ciência sem Fronteiras” é um programa desenvolvido pelo governo federal e que está enviando dezenas de milhares de universitários brasileiros de áreas científicas e tecnológicas para estudarem em universidades de países estrangeiros e, após a sua volta, colaborarem com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. O IFSP de Caraguatatuba já enviou até o momento sete alunos de seus três cursos superiores (Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais) para estudarem no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras e o Leandro será o oitavo. O convívio em universidades estrangeiras, a ampliação do universo cultural e a aprendizagem de novos conhecimentos científicos e linguísticos, estimulados pelo programa, significam concretamente um ganho acadêmico para o bolsista, para a nossa instituição e para a nação.

Texto escrito por Ricardo Roberto Plaza Teixeira.