Licencianda em Matemática do IFSP-Caraguatatuba retorna de estágio no Canadá

Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h39

Em setembro de 2014, a estudante Franciele Lopes da Silva, do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), retornou de um estágio acadêmico que realizou por três meses na cidade de Montreal, no Canadá. Este estágio foi financiado com apoio do governo federal, por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação do Ministério da Educação que visa o desenvolvimento dos cursos de Mestrado e de Doutorado existentes, bem como a melhoria na formação dos professores da Educação Básica no Brasil.

Licencianda Franciele Lopes da SilvaLicencianda Franciele Lopes da Silva

A viabilização deste estágio ocorreu por meio de um acordo entre a CAPES e o MITACS (“Mathematics of Information Technology and Complex Systems”) órgão canadense de características semelhantes à CAPES. O programa MITACS-GLOBALINK prevê o intercâmbio de estudantes universitários de alguns países (Brasil, China, França, Vietnã, Turquia, Índia, México e Arábia Saudita) com o Canadá, buscando aumentar os níveis de excelência em pesquisa de todos os países parceiros do programa. Para quem desejar mais informações acesse o site: https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink. Este programa faz parte do esforço do Brasil para melhorar os padrões de ensino e pesquisa em cursos de 20 áreas científicas e tecnológicas nas quais o país tem uma grande carência. Todo este trabalho ocorre sob a influência do programa “Ciência sem Fronteiras”, desenvolvido pelo governo federal e que tem a meta de, em quatro anos, enviar 100 mil estudantes brasileiros destes cursos para estudar no exterior; já foram enviados até o momento aproximadamente 86 mil alunos.

Segundo Franciele, a Universidade de Quebec em Montreal (UQÀM), local onde ela realizou seu estágio, é uma instituição grande, de fácil acesso e bem equipada. Os professores e alunos com os quais ela conviveu foram muito cordiais e atenciosos. “Eles faziam de tudo para que eu me sentisse em casa. Sempre me diziam que se eu precisasse de algo, que não pensasse duas vezes em pedir ajuda, pois era um prazer me ajudar. Eu procurei retribuir ao máximo tudo o que era passado.”, disse a aluna. A UQÀM, juntamente com universidades como McGill e Concordia, está incluída no grupo das mais importantes universidades do estado de Quebec (onde está situada a cidade de Montreal), uma região do Canadá de origem francesa.

Franciele com colegas de estágio de vários paísesFranciele com colegas de estágio de vários países

A pesquisa feita por Franciele, no Canadá, foi voltada para a educação matemática, área de especialização do Jean-François Maheux, seu professor orientador da UQÀM, durante o seu estágio no Canadá. Os estudos foram realizados também com a colaboração de uma outra estudante da universidade, Maude Bélanger. Os três em conjunto realizaram uma pesquisa baseada na arte japonesa Wabi-Sabi. Franciele aproveitou para coletar dados e informações para escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Franciele contornou os problemas de adaptação com a ajuda de seu professor orientador e dos amigos: “Sempre havia com quem contar. Se alguém não pudesse te ajudar, esse alguém corria atrás com você até ambos conseguirem. Todos foram muito prestativos e eu me acostumei fácil com essas gentilezas.”

Professor Jean-François Maheux, orientador de Franciele no CanadáProfessor Jean-François Maheux, orientador de Franciele no Canadá

O dia-a-dia da estudante foi inteiramente dedicado ao seu estágio. Em todos os dias úteis, ela ia para a universidade onde permanecia entre 9:30 e 17:00. Nos finais de semana, ela aproveitou para conhecer os pontos turísticos culturais de Montreal e para sair com os colegas de estágio, principalmente para treinar o seu inglês.

Cidade de Montreal num belo dia em foto tirada por FrancieleCidade de Montreal num belo dia em foto tirada por Franciele

De acordo com a aluna, as dificuldades com a língua estrangeira, no caso o inglês, foram superadas pelo seu esforço em aprender. Este foi um dos seus maiores desafios nestes meses de estágio.

Franciele, neste ano de 2014, teve um artigo, em co-autoria com seu orientador de iniciação científica e de TCC, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, publicado pela revista acadêmica Pindorama do IFBA. Este artigo intitulado “Apresentando a Matemática e a Ciência por meio das artes cênicas” pode ser obtido pelo link:  http://www.revistapindorama.ifba.edu.br.

Desde a criação do Programa “Ciência sem Fronteiras” pelo governo federal no final de 2011, o IFSP-Caraguatatuba já enviou para o estrangeiro oito estudantes de seus cursos superiores, sendo quatro deles alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Os requisitos para participar do programa são: boas notas; dedicação aos estudos; bom desempenho no ENEM; participação de programas de pesquisa, como os de iniciação científica; proficiência em inglês; estar matriculado em cursos de áreas científicas ou tecnológicas.