Kit completo para ensino de física é adquirido pelo IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 12h53 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2015, 12h53

No mês de julho de 2015, durante as férias de julho, finalmente chegou ao campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o kit completo para o ensino de física adquirido para auxiliar nas aulas experimentais das disciplinas de física. O equipamento foi adquirido a partir do edital 92 – Pró-Equipamentos de 10 de março de 2014, assinado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Cada campus, por este edital, selecionou um projeto de compra de materiais permanentes (equipamentos para compor a estrutura de pesquisa do IFSP) que teve que ser elaborado pelos seus proponentes com condições bem específicas. Após um processo de seleção interna, o Câmpus de Caraguatatuba do IFSP decidiu pelo encaminhamento do projeto “Desenvolvimento de pesquisa em ensino experimental de Física, de Astronomia e de Matemática” elaborado pelo Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho e com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este projeto solicitou a aquisição de um armário composto por um kit completo para o ensino de física, com experiências em áreas como mecânica, ondulatória, óptica, acústica, termodinâmica e eletromagnetismo.

Estudantes junto ao armário do kit para o ensino de física ainda na embalagemEstudantes junto ao armário do kit para o ensino de física ainda na embalagem

O pregão eletrônico referente a este e outros projetos de outros câmpus, ocorreu no final do ano de 2014, após todo o processo de elaboração do termo de referência e dos demais trâmites legais.

O kit para o ensino de física foi finalmente entregue no mês de julho de 2015 e após a volta às aulas, o servidor Ricardo Azevedo Vieira da Silva orientou em detalhes o professor Ricardo Plaza sobre o modo como deveriam ser conferidos os equipamentos para realmente confirmar que tudo aquilo que havia sido solicitado fora entregue. O equipamento adquirido foi levado para as dependências do novo laboratório de ciências naturais que abrangerá atividades de ensino e pesquisa de áreas como física, química e biologia. Uma equipe formada por bolsistas de iniciação científica e de extensão (João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Derick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Lucas Demetrio Muniz e Giovanna Ataria Campos Santos), com a ajuda de Thays Garakis Poggi Pollini, abriu todas as caixas entregues, conferiu detalhadamente seus equipamentos e inseriu-os meticulosamente no armário adquirido junto para guardá-los.

Já está em andamento, o processo de seleção de um bolsista de ensino (monitor) para realizar atividades de apoio aos experimentos de física do laboratório de ciências naturais. No futuro haverá também um servidor designado especificamente para colaborar nos trabalhos de ensino que serão desenvolvidos neste laboratório de ciências naturais.

Estes equipamentos irão auxiliar de modo significativo nas quatro disciplinas de física do curso de licenciatura em matemática, bem como nas disciplinas de física dos futuros cursos que estão previstos para funcionar no IFSP-Caraguatatuba (técnico em informática integrado ao ensino médio, engenharia civil e licenciatura em física), bem como em outras atividades de ensino, pesquisa, extensão e divulgação da ciência, que sejam adequadas para esta finalidade.