Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba realizará oficina de Robótica em Escola Municipal

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2015, 12h10 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2015, 12h10

Nada de quadro, caneta, caderno, sala de aula e professor falando. Os alunos do 8º ano C, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, em Caraguá, na manhã dessa quinta (24/9/2015) tiveram aula de Robótica, que integra as oficinas sobre o assunto, ministradas na unidade escolar para alunos do 6º ao 9º anos.

Na oficina, os adolescentes foram apresentados ao Lego Mindstorms, linha de montagem de robôs; ao programa Scratch, para desenvolvimento de games; e aos microscópios portáteis para exploração de materiais.

Na montagem do robô, os estudantes puderam ver, na prática, a aplicação da Matemática, pois depois de pronto, o aparelho automático em forma de veículo é capaz de detectar cor, forma e área de objetos. A introdução à lógica da programação e criação de jogos para computador foram vistos por meio do programa Scratch e os microscópios desvendaram as texturas e formações, além da visão a olho nu.

Matheus Marcondes, 12 anos, gostou muito da oficina, realizada graças a uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Federal. “Tinha a ideia de desenvolver games no futuro, agora, tenho certeza”, disse. Já a colega, Amanda Nascimento, 13 anos, falou que aprendeu maneiras diferentes de colocar o conhecimento em prática.

A secretária de Educação, Roseli Morilla, acompanhou de perto as atividades e ressaltou a importância da tecnologia para complementar as ações da escola, como também instigar a criatividade e propor desafios às crianças e aos adolescentes. “Nessa fase, eles têm sede de conhecimento e de buscar novidades. A proposta é levar aos nossos alunos um leque de possibilidades”.

A oficina ocorrerá às quintas, das 8h às 12h, na unidade escolar e contemplará os alunos do 6º ao 9º anos. O conteúdo é ministrado pelos professores Marcelo Hatugai e Nelson Alves Pinto e monitores da instituição.