Início > Antigas > IFSP organiza encontro com gestores de escolas estaduais de Caraguatatuba

IFSP organiza encontro com gestores de escolas estaduais de Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 16h54 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2015, 16h54

Na manhã do dia 26 de novembro de 2015, quinta-feira, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), houve um encontro de professores do IFSP com gestores e representantes de escolas estaduais de Caraguatatuba. O encontro teve como objetivo articular estratégias para que o IFSP estreite as suas relações com as escolas estaduais da região de modo a que as instituições envolvidas possam melhorar a qualidade de ensino desenvolvida. A atividade foi organizada pela psicóloga Tereza Cristina C. Pereira Leite Daniel que entrou em contato com diversas escolas estaduais do município propondo este encontro. Estiveram presentes gestores e representantes de diversas instituições de ensino, dentre as quais as escolas estaduais Thomaz Pinheiro de Lima, Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, Ismael Iglesias, Benedito Miguel Carlota e Vereador Benedito Paes Sobrinho.

Comunidade do IFSP com gestores e representantes de escolas estaduais Comunidade do IFSP com gestores e representantes de escolas estaduais

A psicóloga Tereza Cristina apresentou aos convidados um vídeo institucional a respeito da história do IFSP, de modo que todos os presentes pudessem ter uma ideia mais completa a respeito do Instituto Federal. De forma complementar, as professoras Juliana Matheus Gregio Pereira e Tânia Cristina Lemes Soares Pontes e a servidora administrativa responsável por assuntos educacionais Maria Dulce Monteiro Alves explanaram sobre como funciona o Instituto Federal e sobre quais os cursos técnicos e superiores existem no câmpus de Caraguatatuba do IFSP. Os professores Luis Américo Monteiro Junior e Jaqueline Lopes fizeram um breve apanhado a respeito do funcionamento do Pibid, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que financia, por meio de verbas do governo federal, as bolsas concedidas a 24 alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba para atuarem em quatro escolas públicas de Caraguatatuba, de modo a que auxiliem seus professores de matemática a pensar e implementar novas estratégias de ensino, com o intuito de melhorar os processos de aprendizagem. Além disso, os professores do IFSP deram ênfase à proposta de cursinho popular preparatório para o ENEM que está sendo elaborada e que se for aprovada pela instituição funcionará em 2016, no IFSP-Caraguatatuba, no período vespertino, com 40 vagas destinadas, sobretudo, a estudantes de terceiro ano de ensino médio das escolas estaduais da região, bem como a adultos egressos de escolas públicas.

Em seguida, o licenciando em matemática Lucas Conelian de Oliveira relatou um pouco de sua experiência, como bolsista do programa “Ciência sem Fronteiras”, ao estudar durante um ano e meio em uma universidade dos Estados Unidos. Finalmente o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira fez um breve relato dos dois projetos de extensão que coordena: “Cine-Debate” e “Educação científica”; estes projetos têm viabilizado a realização de importantes atividades de educação científica e de cinedebates em escolas públicas da região, bem como trazido seus alunos para participarem destas atividades dentro do próprio IFSP. Ao final, para o encerramento do encontro, foi organizado para os presentes um “café acadêmico” com “comes e bebes”.

O IFSP espera, em 2016, poder estreitar ainda mais as suas relações com as escolas públicas da região, de modo que estas parcerias possam melhorar a qualidade de ensino nas instituições envolvidas e colaborar com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do país.