Início > Antigas > IFSP - Caraguatatuba realiza atividades educacionais na Escola Marechal Rondon em São José dos Campos

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2015, 10h59 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 10h59

Em 30 de setembro de 2015, quarta-feira, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, estiveram presentes na Escola Estadual Marechal Rondon, no bairro de Monte Castelo do município de São José dos Campos (SP), realizando atividades de educação e divulgação científica. Participaram destas atividades os estudantes João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que orienta seus projetos de pesquisa de iniciação científica (no caso de João e Adriana) ou extensão (no caso de Dérick e Ariane) no âmbito do IFSP - Caraguatatuba. Esta foi uma das ações do projeto de extensão que tem como proposta temática central a realização de atividades de educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas, projeto este que é coordenado no âmbito do IFSP - Caraguatatuba pelo professor Ricardo Plaza.

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba, gestoras da Escola Marechal Rondon e o professor RicardoEstudantes do IFSP-Caraguatatuba, gestoras da Escola Marechal Rondon e o professor Ricardo

Esta atividade foi organizada a partir do contato feito pela licencianda Adriana com a direção da Escola estadual Marechal Rondon. Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba ao chegarem na Escola Marechal Rondon, foram recebidos pela diretora Raquel Diniz, pela vice-diretora Ana Maria Nogueira e pela coordenadora de Ensino Fundamental (anos finais) Kelli Gouveia que forneceram todo o apoio necessário para a realização das atividades que foram realizadas, da mesma forma que vários dos professores presentes, tais como as professoras Cláudia Lira, Maria Lucia Santos da Silva, Rosineia dos Santos, Jurema Moraes e Laudeci Aparecida da Silva, dentre outros.

No laboratório de ciências da escola foi realizada uma oficina pela licencianda Ariane, envolvendo a demonstração de experimentos científicos e propostas de desafios matemáticos e jogos geométricos.

Adriana, professora Cláudia e Ariane com alunos da Escola Marechal RondonAdriana, professora Cláudia e Ariane com alunos da Escola Marechal Rondon

Na sala ao lado do laboratório de ciências, foi realizada uma oficina com jogos de xadrez pela licencianda Adriana que atualmente está desenvolvendo pesquisa de iniciação científica sobre o uso do jogo de xadrez na educação, com bolsa de iniciação científica fornecida pelo IFSP - Caraguatatuba.

Licencianda Adriana com alunos jogando xadrezLicencianda Adriana com alunos jogando xadrez

Na sala de vídeo foi feita a apresentação “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos” pelo licenciando João, com o uso de cenas de vídeos como forma de abordagem dos conceitos trabalhados. João está atualmente realizando uma iniciação científica sobre o ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios, com bolsa PIBIC custeada pelo CNPq, órgão do governo federal que financia atividades de pesquisa no país.

Alunos da Escola Marechal Rondon com a professora Laudeci e o licenciando JoãoAlunos da Escola Marechal Rondon com a professora Laudeci e o licenciando João

Finalmente na biblioteca da Escola, foi feita a apresentação “A vida e o universo” pelo licenciando Dérick que também utilizou de cenas de vídeos para o trabalho didático com os conceitos científicos que foram trabalhados por ele.

Alunos com Dérick e as professoras Rosineia, Kelli, Maria Lucia e JuremaAlunos com Dérick e as professoras Rosineia, Kelli, Maria Lucia e Jurema

Alunos dos sextos e sétimos anos da Escola Marechal Rondon participaram destas quatro atividades na forma de rodízio ao longo do período vespertino. A respeito do ensino das disciplinas científicas e da matemática, a equipe da Escola Marechal Rondon produz um interessante site denominado “Integrando Ciências e Matemática” com propostas educacionais interdisciplinares: http://integrandoamatematica.webnode.com/