I Encontro das Licenciaturas do IFSP

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2015, 14h16 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2015, 14h16

Nos dias 11 e 12 de junho de 2015, professores do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Caraguatatuba: Mestra Jaqueline Lopes, Mestra Marta Senghi Soares e Mestre Luis Américo Monteiro Junior, participaram do I Encontro das Licenciaturas do IFSP realizado no Centro de Treinamento da ESAF (Escola de Administração Fazendária) em São Paulo. O tema do evento promovido pela Pró-reitoria de Ensino foi “Prática de Ensino e Estágio Curricular na Formação Docente”.

partindo da esquerda: Leonice (PRE), Ana Paula (PRE), Professora Marta, Professora Jaqueline, Bonetti (Pibid) e Professor Luis.partindo da esquerda: Leonice (PRE), Ana Paula (PRE), Professora Marta, Professora Jaqueline, Bonetti (Pibid) e Professor Luis.

A mesa de abertura contou com a presença do Pró - Reitor de Desenvolvimento Institucional, Whisner Fraga Mamede, representando o magnífico reitor, do Pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, da Diretora de Graduação Ana Paula Santos e da Profª Marta Senghi Soares, Coordenadora de Licenciaturas e professora do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Caraguatatuba, bem como da Diretora Ajunta de Avaliação Externa, Devanir Cabral Lima Morikawa. Todos foram enfáticos ao destacar a importância do evento para o fortalecimento das Licenciaturas do IFSP.

Mesa de AberturaMesa de Abertura

No período da manhã foi realizada uma mesa redonda com os Professores Dr. Marcelo de Carvalho Bonetti (Coordenador Institucional do Pibid – IFSP – SP), Dr. Márcio Fernando Gomes (UFSCar – Sorocaba) e Drª. Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira (IFSP-SP) com a temática “Pibid e a formação docente: O caso do IFSP”. Esta sessão foi pautada pelo histórico do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES), desde seu primeiro edital CAPES em 2007 até o edital 61/2013 CAPES que rege o PIBID na atualidade. É importante destacar que o PIBID – IFSP conta hoje com aproximadamente 550 bolsistas. Os palestrantes destacaram os objetivos, a importância e alguns resultados do Programa, além da diferença entre essa ação e o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura.

Partindo da esquerda: Marcio, Rebeca, Marta, Bonetti, Suellen e Ana PaulaPartindo da esquerda: Marcio, Rebeca, Marta, Bonetti, Suellen e Ana Paula

No período da tarde foi realizada outra mesa redonda, agora com a participação de Dyane Guedes Cunha (Pró-Reitoria de Extensão) e do Prof. Mestre José Otávio Baldinato (orientador de estágio no Curso de Licenciatura em Química - IFSP – SP). Para essa mesa redonda também foi convidada a Profª. Mestra Andressa Mattos Salgado Sampaio (Licenciatura em Matemática – IFSP Caraguatatuba) porém não pôde comparecer devido a problemas de saúde. Nessa mesa foram apresentadas as diferentes experiências com o Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino, assim como aspectos da regulamentação e operacionalização do Estágio. A seguir foram formados grupos de trabalho (GT’s) compostos por coordenadores de cursos, orientadores de estágio e coordenadores do PIBID, para um aprofundamento das discussões sobre Estágio Supervisionado e Prática de Ensino.

Mesa redonda com: Dyane, José Otávio e Ribeiro (Mediador)Mesa redonda com: Dyane, José Otávio e Ribeiro (Mediador)

O segundo dia de trabalhos teve início com duas palestras: a primeira intitulada “Considerações sobre Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Docente” proferida pela Profa. Dra. Letícia Marcondes Resende (UNESP – Araraquara), seguida pela Profa. Dra. Maísa Helena Altarugio (UFABC – SP) com o título “Considerações sobre a prática de ensino e formação docente”. Ao final das palestras foram retomadas as discussões realizadas pelos GT’s para que cada grupo apresentasse as suas conclusões a todos os participantes do evento.

Apresentação Profª. MaísaApresentação Profª. Maísa

O evento foi bastante produtivo, pois vários aspectos do Estágio Supervisionado e da Prática de Ensino foram abordados (concepção, legislação, vinculação Estágio x Prática de ensino, carga horária, professor responsável pelo Estágio, entre outros). Os grupos de trabalho concluíram unanimemente que há a necessidade de que eventos como este ocorram com frequência maior no Instituto.