Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 14h39 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2016, 14h39

Na segunda-feira, dia 27 os alunos do curso Técnico em Informática para Internet realizaram as apresentações finais dos Projetos Interdisciplinares do 3º módulo do curso. Os projetos adotaram o método educativo de aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning) com a temática de "Melhoria de Qualidade de Vida e/ou Utilidades Públicas".

Ambos foram desenvolvidos com métodos de Engenharia de Software de Desenvolvimento Ágil com framework Scrum e Avaliações de Usabilidade.

Formandos do curso técnico de Informática para Internet apresentam seus projetos finaisFormandos do curso técnico de Informática para Internet apresentam seus projetos finais

O projeto YouCover.tv - youcover.tv propõe uma rede social especializada em compartilhamento de vídeos musicais. O sistema tem por objetivo incentivar músicos amadores e profissionais a difundirem sua cultura musical. No site o visitante pode explorar as músicas enviadas por categoria, criar um perfil, enviar covers, seguir outros membros, curtir e comentar vídeos. (Alunos Responsáveis: Fernando Biani, Gabriela Costa, Raphael Albano e Roger Keithi).

O projeto Mapa Esporte - mapaesporte.com oferece aos moradores e turistas da cidade de Caraguatatuba um mapa interativo para explorar os principais pontos públicos e privados para prática de diversas modalidades esportivas. O site permite que o visitante encontre informações sobre os locais por meio do computador ou dispositivos móveis. As empresas esportivas da região também podem se cadastrar e divulgar seus locais no mapa. (Alunos Responsáveis: Amanda Braz, Gabriela Yuri, Gabriel Granja, Lucas Agostinho e Matheus Nascimento).

O Mapa Esporte foi inspirado em outro projeto desenvolvido pelos alunos do semestre anterior do curso, o ViaBike.me - viabike.me um sistema que permite aos ciclistas de Caraguatatuba visualizarem no mapa as ciclovias disponíveis na cidade e pontos de interesses como bicicletarias e postos de gasolina para calibrar pneus e utilizar outros serviços. No site o visitante também pode se cadastrar e enviar sinalizações no mapa, informando problemas nas ciclovias. (Alunos Responsáveis: Brian Soares, Haryel Luyde, Itallo Ferreira, Jorge Fernando, Lucas Marques, Lucas Perrotta e William de Melo).

Nos projetos foram aplicadas as principais tecnologias de Desenvolvimento Web da atualidade além de ampliar discussões sobre aspectos culturais e sociais como música, saúde e mobilidade urbana.

Os trabalhos foram orientados pelo professor Renan Cavichi com o envolvimento dos professores do módulo: Glauco Bianchini, Denny Azevedo, Luiz Rodrigues e Wanderson Reis.