Início > Antigas > Exibição de filmes de ficção científica no IFSP debateu buracos de minhoca

Exibição de filmes de ficção científica no IFSP debateu buracos de minhoca

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2015, 14h53 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2015, 14h53

No dia 19 de agosto de 2015, ocorreu o Cine-Debate sobre buracos de minhoca, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foram exibidos dois filmes de ficção científica que na sua trama discutiam a possibilidade de existência de buracos de minhoca (“wormholes”), espécie de “atalhos cósmicos” que são especulados por alguns físicos contemporâneos e que poderiam em tese possibilitar a viagem de astronautas por distâncias interestelares gigantescas.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram o cinedebateProfessor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram o cinedebate

Da organização deste cine debate fizeram parte os seguintes estudantes de cursos de graduação do IFSP-Caraguatatuba: João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Lucas Demetrio Muniz, Giovanna Ataria Campos Santos, Ana Beatriz Vieira de Sousa e Karen Sayuri Sampaio Tamanaha. Todos eles foram orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) no trabalho de organização deste Cine Debate. Esta atividade fez parte do escopo de ações executadas no âmbito do projeto de extensão intitulado “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”.

O primeiro filme, exibido a partir das 16:00, foi “Contato” que tem como principal personagem uma cientista, interpretada pela atriz Judie Foster, que trabalha cientificamente com um projeto de “Procura por Inteligência Extra-Terrestre” ou, em inglês, “Search for Extraterrestrial Intelligence” (SETI). Este filme lançado em 1997 foi dirigido por Robert Zemeckis com base em um romance escrito pelo prestigiado físico e divulgador da ciência, Carl Sagan, que nos anos 1980 produziu a série Cosmos que procurou popularizar tópicos de astronomia. Um dos temas discutido por este filme é o modo como o fundamentalismo de cunho religioso pode tornar-se um obstáculo para o desenvolvimento científico, sobretudo no que diz respeito à possibilidade de descoberta de vida fora na Terra.

O segundo filme, apresentado a partir das 19:00, foi “Interestelar” que se passa em um futuro no qual, por motivos ambientais, a Terra está se tornando inapropriada para a vida humana, com situações de seca e de fome generalizada; um engenheiro, interpretado por Matthew McConaughey, é então incumbido de procurar um outro planeta que seja habitável para a espécie humana. Esta película foi dirigida por Christopher Nolan e foi lançada em 2014. Uma das questões abordadas pelo filme é a respeito da relatividade do tempo prevista por Albert Einstein, sobretudo no que diz respeito aos efeitos relativísticos que ocorrem nas proximidades de forças gravitacionais intensas, como na vizinhança de buracos-negros que são constituídos por grandes quantidades de massas comprimidas em volumes minúsculos. O interessante documentário “A ciência de Interestelar” (“The science of interestellar”), com legendas em espanhol, esclarece diversas questões científicas abordadas pelo filme e pode ser assistido no site youtube com link: https://www.youtube.com/watch?v=WRJY-kwkZsk.

Fabiano, Derick, Maira, João e Rafael continuaram refletindo sobre os filmes, mesmo após o encerramento do cinedebateFabiano, Derick, Maira, João e Rafael continuaram refletindo sobre os filmes, mesmo após o encerramento do cinedebate

Após os dois filmes seriam feitas observações astronômicas do céu noturno com dois telescópios que foram montados com este objetivo, mas devido às condições meteorológicas inapropriadas (com nuvens e muita umidade) estas observações não puderam ser feitas. Nos próximos cine debates estas observações astronômicas deverão ser realizadas, se as condições climáticas forem favoráveis. Mais informações sobre os CineDebates podem ser obtidas no link: www.cinedebate.com.br.