Início > Antigas > SNCT 2014 - Curso Licenciatura em Matemática

SNCT 2014 - Curso Licenciatura em Matemática

Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2014, 15h27 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2014, 15h27

O curso de Licenciatura em Matemática promoveu na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – 2014, ocorrida entre os dias 13 e 19 de outubro, diversas palestras e oficinas, bem como a divulgação das produções científicas e experiências didáticas dos alunos. Entre as atividades promovidas, foram destacadas as seguintes:

Na segunda-feira, dia 13/10, foi realizada a abertura da SNCT – 2014 com uma mesa redonda cujo tema era “Violência e Educação”. Para participar da mesa redonda foram convidados a Profª Mª Andressa Mattos e o promotor da Infância e da Juventude de Caraguatatuba, Dr. Luiz Fernando Guedes Ambrogi. O objetivo desse evento foi contribuir com as discussões sobre jovens, drogas, professores e violência no âmbito escolar.

Profª Andressa e Dr. GuedesProfª Andressa e Dr. Guedes

Ainda na segunda-feira, a aluna Franciele Lopes da Silva fez uma palestra narrando sua experiência no Canadá, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, de modo a incentivar outros alunos a participar desse programa.

Aluna Franciele Lopes da Silva em sua PalestraAluna Franciele Lopes da Silva em sua Palestra

Na terça-feira, dia 14/10, foram oferecidas diversas oficinas, abertas aos demais alunos do campus, professores, servidores e a comunidade local. O objetivo das oficinas foi propiciar um momento lúdico de aprendizagem de conceitos matemáticos.

Oficina: Banco ImobiliárioOficina: Banco Imobiliário

Oficina: XadrezOficina: Xadrez

Oficina: Experimentos de baixo custoOficina: Experimentos de baixo custo

Oficina: A Matemática, o Tangran e seus desafiosOficina: A Matemática, o Tangran e seus desafios

Oficina: Desafios matemáticosOficina: Desafios matemáticos

Entre os eventos da terça-feira, tivemos a palestra "BRAMON: Rede Brasileira de Observação de Meteoros", ministrada por Eduardo Plácido Santiago, palestrante convidado. O objetivo da palestra foi apresentar as atividades de monitoramento de meteoros realizadas na região e no Brasil.

Palestrante: Eduardo Plácido SantiagoPalestrante: Eduardo Plácido Santiago

Pela manhã de terça-feira tivemos ainda o Colóquio "Einstein, 1905: A descoberta do espaço tempo", ministrado pelo Prof. Dr. Iuda Goldman, professor titular do Instituto de Física da USP. O objetivo do colóquio era apresentar conhecimentos básicos de Astrofísica.

Prof. Dr. Iuda GoldmanProf. Dr. Iuda Goldman

Na quarta-feira, dia 15/10, tivemos algumas apresentações de palestras ministradas pelos servidores e pelos alunos de licenciatura do IFSP campus Caraguatatuba.

Palestra "O cosmos e a gravidade 2.0" do aluno João Pereira NetoPalestra "O cosmos e a gravidade 2.0" do aluno João Pereira Neto

Palestra "O A,B, C do X, Y, Z" realizado pelo servidor Fagner Ricardo MeraPalestra "O A,B, C do X, Y, Z" realizado pelo servidor Fagner Ricardo Mera

Palestra "Paradoxos" e o aluno Márcio Oliveira de Moraes JuniorPalestra "Paradoxos" e o aluno Márcio Oliveira de Moraes Junior

Palestra "Poeira de Estrelas 2.0" e o aluno Devis Volvis LevinesPalestra "Poeira de Estrelas 2.0" e o aluno Devis Volvis Levines

Na quinta-feira, tivemos o Seminário de Iniciação Científica, no qual os alunos da Licenciatura apresentaram suas pesquisas de extensão e iniciação científica, partilhando conhecimentos e experiências realizadas.

Aluna Beatriz de Oliveira Prado e seu orientador Prof. Dr. Ricardo PlazaAluna Beatriz de Oliveira Prado e seu orientador Prof. Dr. Ricardo Plaza

Aluno Nicolas Marlon Rocha Quinto, orientando da Profª Mª. Jaqueline LopesAluno Nicolas Marlon Rocha Quinto, orientando da Profª Mª. Jaqueline Lopes

Aluna Luciene Santos, orientanda do Prof M. Luis AmericoAluna Luciene Santos, orientanda do Prof M. Luis Americo

A SNCT 2014 encerrou-se com a apresentação dos alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que partilharam suas experiências enquanto docentes nas diversas escolas atendidas. O evento contou com a participação de alguns alunos do IFSP campus Guarulhos, que também apresentaram suas vivências.

alunos-e-professores-do-pibid-do-ifsp-campus-caraguatatuba-e-campus-guarulhosalunos-e-professores-do-pibid-do-ifsp-campus-caraguatatuba-e-campus-guarulhos