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Estudantes e servidores do IFSP-Caraguatatuba participaram do II CONEPT em Votuporanga

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 13h05 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 13h05

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2016, estudantes e servidores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no câmpus de Votuporanga do IFSP onde participaram do II CONEPT (II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP), evento este que teve como tema “Permanência e Êxito” dos estudantes de cursos do IFSP. Durante este Congresso foram apresentados trabalhos acadêmicos de cinco estudantes do IFSP-Caraguatatuba.

Servidores e estudantes no momento de partida para o II CONEPTServidores e estudantes no momento de partida para o II CONEPT

 

Os servidores do IFSP presentes no II CONEPT foram os docentes Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Luis Américo Monteiro Junior, Natália Nassiff Braga e Marcelo Rosa Hatugai e as servidoras técnico-administrativas Maíra Ferreira Martins, Laura dos Santos Cerqueira e Mariana Ricatieri. Adicionalmente, esteve presente também a professora Marta Senghi Soares que é docente do câmpus de Caraguatatuba do IFSP e atualmente trabalha junto à Reitoria do IFSP. Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes no II CONEPT foram João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos e Cintia Ribeiro de Jesus, cada um apresentando um trabalho diferente em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A estudante Yara Cristina da Silva Lopes (do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba) também participou do II CONEPT, motivada pelos seus interesses pelos temas discutidos.

Público presente na abertura do CONEPTPúblico presente na abertura do CONEPT

O II CONEPT foi organizado pela equipe da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino do IFSP, Reginaldo Vitor Pereira, que recebeu os presentes na abertura do evento e em sua fala pediu uma salva de palmas para os estudantes brasileiros, cujas ações e mobilizações têm sido decisivas para a luta por uma educação pública de qualidade em nosso país.

Pró-Reitor de Ensino Reginaldo Vitor fala na abertura do CONEPTPró-Reitor de Ensino Reginaldo Vitor fala na abertura do CONEPT

A primeira mesa de debate ocorreu ainda na manhã do dia 28/11/2016; ela discutiu a Reforma do Ensino Médio, foi mediada pela professora Marta Senghi Soares e contou com a participação dos professores Francisco Cordão e Rogério de Souza, este último do câmpus de São Roque do IFSP. O professor Cordão fez uma exposição descritiva inicial sobre diversos pontos da Reforma do Ensino Médio discutida no Congresso.

Professor Rogério no debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que contou também com os professores Francisco Cordão e Marta SoaresProfessor Rogério no debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que contou também com os professores Francisco Cordão e Marta Soares

Durante a sua apresentação, o professor Rogério de Souza lembrou que não adianta dar formação aligeirada e frágil aos secundaristas para atender uma demanda específica do mercado de trabalho, pois as mudanças neste mercado são constantes e cada vez mais rápidas; uma formação sólida e baseada em conhecimentos científicos e humanísticos permite que estes alunos consigam se adaptar e acompanhar melhor as transformações que ocorrem no mundo do trabalho. Além disso, para o professor Rogério, reformas feitas de modo rápido e sem dialogar com os interessados, como foi o caso da lei 5.692, no período da ditadura militar, acabam por não funcionar; adicionalmente, uma reforma que fala em protagonismo estudantil sem escutar as organizações estudantis é algo contraditório: o tempo da educação não é o mesmo tempo do mercado de trabalho, pois a educação é uma prática social que envolve milhões de pessoas. Para o professor Rogério, outro problema que merece atenção é que a Reforma do Ensino Médio também abre brechas para a transferência de recursos públicos para a iniciativa privada. Ao final, foi lembrado que o congelamento dos gastos públicos primários (educação, saúde, segurança, assistência social) por 20 anos, inviabiliza a implantação de pontos da Reforma do Ensino Médio que demandam recursos. A este propósito, o professor Rogério lembrou que com pouco dinheiro não se realiza educação de qualidade.

No início da tarde do dia 28/11/2016 ocorreu a mesa de debate intitulada “Políticas de Acesso: Ações Afirmativas” que foi mediada pelo Pró-Reitor de Extensão Wilson de Andrade Matos e contou com a presença do professor Leonardo Borges, do câmpus de Salto do IFSP, de Caroline Jango, da Pró-Reitoria de Extensão, e de Alexandre Aldo Neves, da Pró-Reitoria de Ensino.

Wilson, Leonardo, Caroline e Alexandre na mesa sobre Ações AfirmativasWilson, Leonardo, Caroline e Alexandre na mesa sobre Ações Afirmativas

O professor Leonardo Borges lembrou que as ações afirmativas visam corrigir distorções sociais históricas que são “naturalizadas” pela sociedade. As medidas para combater as desigualdades e o racismo objetivam uma “discriminação positiva” que viabilize o princípio da equidade. Nesta apresentação, foi lembrado que a reserva de vagas, na forma de cotas, surgiu no início do século XX na Índia, para atender as demandas de inclusão dos “dalits” ou párias, casta composta por trabalhadores braçais. Para o professor Leonardo, sobre o tema das cotas, a desinformação e a falsa informação são muito comuns; de modo geral, a reserva de vagas tem mostrado diversos resultados positivos nos países onde foi implantada: quando há mais estudantes negros e negras na universidade, depois de um tempo haverá também mais negros e negras produzindo conhecimentos a partir das suas realidades, diminuindo as desigualdades raciais. Durante as discussões acerca deste tema, foi ressaltado que a comunidade ainda não compreende plenamente as ações afirmativas que existem no âmbito do IFSP e este é um problema que precisa ser enfrentado. Finalmente, foi ressaltado que as ações afirmativas devem ter como complemento, ações de permanência para evitar a evasão de estudantes.

Ao término desta mesa, Caroline Jango e Leonardo Borges, juntamente com a professora Natalia Nassiff Braga (do IFSP-Caraguatatuba), comunicaram aos presentes que o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP estava lançando oficialmente o primeiro número de uma série de documentos norteadores que visam à promoção e valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no IFSP, com informações referentes à temática das relações étnico-raciais focadas nas populações negra e indígena. O “Neabi Indica n°1 – sugestões de livros, artigos, teses e dissertações sobre a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígenas” pode ser baixado no link: <http://www.ifsp.edu.br/index.php/arquivos/category/89-reitoria.html?download=17161%3Aneabi-indica-no-1>. Este documento pode contribuir para a melhoria da prática educativa de docentes do IFSP, pelo acesso a conhecimentos que foram negligenciados historicamente no espaço escolar.

Natalia, Caroline e Leonardo comunicam o lançamento do “Neabi Indica n°1”Natalia, Caroline e Leonardo comunicam o lançamento do “Neabi Indica n°1”

No final do dia 28/11/2016, ocorreu o Painel de Debate intitulado “Professores para o futuro – Relato dos professores participantes do IFSP” que discutiu a respeito da experiência de docentes do IFSP na Finlândia, nação que é considerada como sendo uma das que tem os melhores índices educacionais no mundo. Este Painel foi mediado pelo professor Ivair Fernandes Amorim e contou com a participação dos professores Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza, Damione Damito Sanches e Marcelo Rosa Hatugai.

Marcelo, Ivair, Karina e Damione na mesa que debateu a educação na FinlândiaMarcelo, Ivair, Karina e Damione na mesa que debateu a educação na Finlândia

A professora Karina destacou em sua apresentação que na Finlândia há uma grande valorização da profissão docente, em termos econômicos e sociais. A grande maioria dos professores finlandeses da educação básica estuda cinco anos em uma universidade: três anos em um curso de graduação e dois anos em um curso de mestrado, que é obrigatório para a maior parte dos cargos de docente. Finalmente, a professora Karina salientou que é importante valorizar a profissionalização da docência em nosso país e, também, que é necessário formar mais e melhores professores, o que implica na necessidade de mais recursos para a educação.

Durante este Painel, foi lembrado que na Finlândia a educação é pública e de mesma qualidade para todos. Portanto os estudantes geralmente chegam em pé de igualdade no Ensino Médio, já que o Ensino Fundamental é uniforme e semelhante em toda a Finlândia. O Brasil tem um longo caminho a trilhar neste sentido, pois há ainda aqui uma grande dualidade entre escolas para ricos e escolas para pobres. Também foi ressaltada a importância de uma sólida formação científica e humanística no Ensino Médio, para a vida e também para o mundo do trabalho, que se contrapõe a uma super-especialização precoce.

O professor Damione destacou o fato de que, na Finlândia, os espaços escolares e os móveis das salas de aula estão focados em possibilitar a interação entre as pessoas de modo a permitir que novas ideias surjam: as salas de aula são aconchegantes e, em geral, não é preciso sair delas para descansar. Mais informações podem ser obtidas no podcast “Papo de professor”, criado pelo professor Damione, em: <http://papodeprofessor.com/>.

Por sua vez o professor Marcelo Hatugai destacou a importância da aprendizagem baseada em projetos e em problemas e refletiu sobre como a sua experiência na Finlândia modificou as aulas que ele leciona no IFSP-Caraguatatuba.

Apresentação do professor Marcelo HatugaiApresentação do professor Marcelo Hatugai

A servidora Maíra Ferreira Martins participou do Encontro dos Coordenadores de Registros Acadêmicos (CRA) que ocorreu nos dois dias do II CONEPT. No primeiro dia ocorreu a apresentação do novo Sistema Acadêmico que será gradativamente implantado futuramente, o SUAP, com o objetivo de dinamizar e desburocratizar as questões documentais entre a Instituição e o discente, além de garantir maior confiabilidade aos registros. No segundo dia, ocorreu um workshop motivacional sobre relações no trabalho e a questão do comprometimento com as questões educacionais. Durante o II CONEPT, Maíra participou também da Reunião Ordinária do Conselho de Ensino (CONEN), pois é conselheira representando os Coordenadores de Registros Acadêmicos. Os membros deste Colegiado reúnem-se regularmente para debater as políticas educacionais no IFSP com o objetivo de estruturar os principais documentos que regem o ensino dentro da instituição, que são posteriormente levados ao Conselho Superior (CONSUP).

A servidora Mariana Ricatieri, por sua vez, participou do Encontro das Equipes de Formação Continuada e representou a professora Juliana Matheus Grégio Pereira na reunião dos Diretores Adjuntos Educacionais; nesta reunião foi apresentado o novo trâmite dos PPC’s (Projetos Pedagógicos de Curso), bem como os novos recursos SUAP, para assistência estudantil.

Os bibliotecários do IFSP também se reuniram para discutir questões e desafios específicos das bibliotecas, como por exemplo, a ampliação dos acervos; com este objetivo, foi realizado um workshop motivacional para os bibliotecários presentes. Segundo a bibliotecária Laura dos Santos Cerqueira, do IFSP-Caraguatatuba, esta capacitação foi muito positiva para o desenvolvimento do trabalho que é realizado nas bibliotecas.

Encontro de bibliotecários do IFSPEncontro de bibliotecários do IFSP

No dia 29/11/2016, pela manhã, ocorreu o encontro dos coordenadores dos cursos de Licenciatura existentes nos diversos câmpus do IFSP. Inicialmente, foram apresentados os dados mais atualizados sobre a quantidade de professores que o IFSP vem formando desde 2001, quando se iniciou o curso de Licenciatura em Física do Câmpus de São Paulo do IFSP, o primeiro curso de formação de professores da instituição. Além disso, foi ressaltado que é sempre importante lembrar que não formamos bacharéis, mas sim, professores da educação básica: o foco deve estar, portanto, na permanência e no êxito destes licenciandos.

Reunião com os coordenadores de cursos de Licenciatura do IFSPReunião com os coordenadores de cursos de Licenciatura do IFSP

Algumas perguntas que foram feitas para reflexão dos coordenadores de cursos de licenciatura foram as seguintes: Qual o perfil do professor que o IFSP está formando? Como garantir a articulação ensino-pesquisa-extensão no âmbito dos cursos de licenciatura? Como superar a sobreposição dos conteúdos específicos em relação às questões metodológicas? Quais as implicações de um ensino médio por itinerários formativos nos cursos de formação inicial de professores? Além disso, no que diz respeito à metodologia da problematização, foi lembrado que, na sala de aula, o professor geralmente introduz problemas sobre os quais já se sabe a solução, enquanto que no mundo real, as pessoas vivem com problemas sobre os quais ainda não se sabe a solução.

Para o primeiro semestre de 2017 foram propostos os seguintes quatro eixos de trabalho e de reflexão para os coordenadores de cursos de Licenciatura: Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Trabalho de Conclusão de Curso; Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento.

Os coordenadores de cursos de Licenciatura em Física presentes também aproveitaram para se reunir na Biblioteca do IFSP-Votuporanga, de modo a conhecer as especificidades de cada curso.

Reunião de coordenadores de cursos de Licenciatura em Física do IFSPReunião de coordenadores de cursos de Licenciatura em Física do IFSP

No dia 29/11/2016, a professora Natália Nassiff Braga apresentou, pela manhã, o minicurso “Temas transversais e educação básica: contribuições para a educação matemática”.

Professora Natália durante o seu minicursoProfessora Natália durante o seu minicurso

Os estudantes do IFSP que participam de diferentes organizações do movimento estudantil também se reuniram para discutir a conjuntura atual e as mobilizações estudantis em defesa do ensino público, gratuito, de qualidade e para todos.

Reunião de alunos que participam do movimento estudantil do IFSPReunião de alunos que participam do movimento estudantil do IFSP

Na tarde do dia 29/11/2016 ocorreram as apresentações de trabalhos acadêmicos na forma de comunicações orais. O estudante Rafael Brock Domingos apresentou o trabalho “Transcendendo os muros de um Centro de Detenção Provisória por meio do uso de softwares de modelagem do céu noturno”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.

Apresentação de Rafael Brock DomingosApresentação de Rafael Brock Domingos

A estudante Cintia Ribeiro de Jesus apresentou o trabalho “Métodos diferenciados de ensino: o uso de jogos na educação matemática”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.

Apresentação de Cintia Ribeiro de JesusApresentação de Cintia Ribeiro de Jesus

O estudante João Pereira Neto apresentou o trabalho “Divulgação científica e ensino de cosmologia na prisão”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.

Apresentação de João Pereira NetoApresentação de João Pereira Neto

O professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho “Reflexões sobre um projeto envolvendo cinema, educação e cultura”, escrito juntamente com a estudante Adriana de Andrade, e o trabalho “As grades mentais da prisão e as possibilidades educacionais do RPG”, escrito conjuntamente com Sérgio Galdino da Silva Júnior, dois estudantes do IFSP-Caraguatatuba que não puderam estar presentes no II CONEPT. Sérgio é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, enquanto os outros quatro estudantes autores de trabalhos acadêmicos apresentados no II CONEPT (Rafael, Cintia, João e Adriana) fazem o curso de Licenciatura em Matemática.

A equipe de servidores da PRE organizou um excelente e produtivo evento no IFSP-Votuporanga, inclusive levando em consideração que este II CONEPT era para ter ocorrido em setembro de 2016, mas por falta de recursos foi adiado por dois meses. A participação de estudantes universitários em congressos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual, sobretudo quando eles não apenas assistem as palestras e demais atividades do evento, mas quando também apresentam trabalhos acadêmicos de sua autoria. Os estudantes presentes relataram que a participação neste Congresso foi importantíssima para a sua formação acadêmica. Por outro lado, a participação de servidores é fundamental para aprimorar as rotinas, os procedimentos e a qualidade de ensino existente no IFSP.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

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