Estudantes e Professores de Matemática apresentam trabalho em Natal (RN)

Publicado: Terça, 06 de Janeiro de 2015, 12h39 | Última atualização em Terça, 06 de Janeiro de 2015, 12h39

Entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2014, oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, estiveram presentes na cidade de Natal-RN onde apresentaram trabalhos no “V ENALIC (Encontro Nacional das Licenciaturas)” que ocorreu conjuntamente com o “IV Seminário Nacional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)”. Os estudantes estiveram acompanhados na viagem pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira do IFSP e Francisco Leitão de Oliveira Neto da Escola Estadual Avelino Ferreira, uma das quatro escolas estaduais conveniadas com o programa PIBID desenvolvido por intermédio do IFSP Caraguatatuba. Todos os estudantes e professores tiveram seus trabalhos acadêmicos aprovados e os apresentaram durante o evento.

Professores e alunos de Caraguatatuba presentes no ENALIC em Natal - RN Professores e alunos de Caraguatatuba presentes no ENALIC em Natal - RN

As atividades do dia de abertura do ENALIC aconteceram no Centro de Convenções de Natal, e as atividades dos outros dias foram realizadas no campus principal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No dia 8 de dezembro, os estudantes do IFSP apresentaram dois pôsteres. Um deles, intitulado “Reflexões sobre a importância da realização de experimentos sobre o conceito de energia”, que teve a autoria de dos alunos Adriana de Andrade, João Pereira Neto e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O outro, intitulado “Reflexões sobre práticas inclusivas em educação matemática”, foi de autoria dos alunos Isabella Noima Alves, João Pereira Neto, e dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Luis Américo Monteiro Junior, que também é professor do IFSP Caraguatatuba.

Da esquerda para a direita, os alunos João, Isabella, Adriana e o professor Ricardo na apresentação de seus pôsteresDa esquerda para a direita, os alunos João, Isabella, Adriana e o professor Ricardo na apresentação de seus pôsteres

No dia 10 de dezembro, os estudantes do IFSP - Caraguatatuba apresentaram quatro trabalhos acadêmicos. O trabalho intitulado “O uso da rede social como apoio ao ensino de matemática” teve a autoria das alunas Roberta da Silva, Kimberly Souza dos Santos, e dos professores Francisco Leitão de Oliveira Neto e Marta Senghi Soares, professora do IFSP Caraguatatuba.

foto-roberta-professor-francisco-leitao-e-kimberly-na-apresentacao-de-seu-trabalhofoto-roberta-professor-francisco-leitao-e-kimberly-na-apresentacao-de-seu-trabalho

O trabalho intitulado “O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de sistemas de numeração” teve autoria das alunas Glauce de Oliveira Santos Silva, Kimberly Souza dos Santos e da professora do IFSP Jaqueline Lopes.

Alunas Glauce e Kimberly na apresentação de seu trabalhoAlunas Glauce e Kimberly na apresentação de seu trabalho

O trabalho intitulado “A importância do Pibid na formação docente” teve a autoria das alunas Paola Ausnery de Sousa Cubillos, Maria Dalvanir Ferreira Vital e do professor Luis Américo Monteiro Junior.

Aluna Paola na apresentação de seu trabalhoAluna Paola na apresentação de seu trabalho

O trabalho intitulado “Relato de experiência: o uso de jogos no ensino de matemática na CIEFI Edna Maria Nogueira Ferraz” teve a autoria das alunas Thaís Cristina de Souza, Glauce de Oliveira Santos Silva e da professora Jaqueline Lopes.

Alunas Glauce e Thaís na apresentação de seu trabalhoAlunas Glauce e Thaís na apresentação de seu trabalho

Durante o ENALIC, os estudantes e professores presentes participaram também de diversas conferências, mesas redondas e minicursos envolvendo temas da área da matemática e da educação, bem como tópicos interdisciplinares associados a estas áreas do conhecimento. Uma das ênfases dadas durante o congresso foi a respeito da crescente importância do PIBID no âmbito das licenciaturas. Este programa no país como um todo já envolve cerca de noventa mil bolsistas, o que revela a sua dimensão e relevância, sobretudo pelo fato de colaborar para a boa formação dos futuros professores da educação básica no Brasil.

Além de participarem nos eventos acadêmicos, os alunos fizeram diversas atividades culturais. Uma delas foi à visita ao Museu Aeroespacial localizado junto ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.

Professores e estudantes em visita ao Museu AeroespacialProfessores e estudantes em visita ao Museu Aeroespacial

Os oito estudantes presentes no ENALIC são bolsistas dos programas PIBID, PIBIC ou do programa de bolsa de extensão do IFSP. O IFSP agradece a companhia e apoio de todos os envolvidos: o professor Francisco Leitão, que acompanhou as atividades de todos os alunos, a ajuda prestada pelo Sr. Paulo Basileu, mestre em veterinária e morador da cidade de Natal, que auxiliou os membros do IFSP Caraguatatuba presentes para que a estadia transcorresse da melhor forma possível.