Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP realizaram palestras no evento “Noite com as estrelas” da Escola Alcides

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2016, 12h38 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 12h38

Na noite do dia 13 de outubro de 2016, quinta-feira, três estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram palestras científicas na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, durante o evento “Noite com as estrelas”. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino.

Alguns professores presentes no evento junto com estudantes do IFSPAlguns professores presentes no evento junto com estudantes do IFSP

Estas palestras foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior) e dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos); todos os três são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Acompanhando-os estavam também os estudantes de cursos técnicos Lucas Isper e Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, também bolsistas de extensão do IFSP-Caraguatatuba. Estes estudantes que estiveram presentes na Escola Alcides de Castro são orientados pelo professor Ricardo Plaza e recebem bolsas financiadas por recursos do governo federal para a realização destas atividades.

Professores Sibele e Ricardo durante gincana de estudantesProfessores Sibele e Ricardo durante gincana de estudantes

Este é o segundo ano seguido em que o evento “Noite com as estrelas” é organizado pela Profa. Ma. Sibele Schimidtt – docente da escola Alcides de Castro – com o objetivo de despertar jovens talentos para áreas científicas e estimular a curiosidade por temas científicos, em especial, pelas áreas de conhecimento relacionadas à Astronomia. Durante a “Noite com as estrelas”, 40 alunos selecionados participam de diversas atividades acadêmicas, científicas e educacionais (como palestras, gincanas e observação do céu noturno com telescópio) no prédio da Escola Alcides de Castro das 19:00 horas da noite do dia 13 de outubro até as 6:30 da manhã do dia seguinte!

Estudantes presentes nas palestrasEstudantes presentes nas palestras

Nesta última “Noite com as estrelas”, diversos professores da Escola Alcides de Castro deram apoio fundamental para o sucesso da atividade, dentre os quais os professores Cláudio Rezende, Francisco Leitão de Oliveira Neto, Lediane Aparecida Xavier, Flávia Paula Campos Telles, Adriana Rangel e Antônio Alexandre, além da diretora Ana Angélica de Oliveira Faria. O professor Luciano Pontes acompanhou alunos da Escola Benedito Miguel Carlota que também participaram deste evento. Estiveram presentes também estudantes de escolas municipais de ensino fundamental de Caraguatatuba que foram medalhistas da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia (Escola Municipal Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Escola Municipal Prof. Antonio de Freitas Avelar e Escola Municipal Prof. Euclydes Ferreira), acompanhados pela secretária municipal de educação de Caraguatatuba, professora Marta Regina de Oliveira Braz. Também estiveram presentes ao evento a supervisora de ensino Bernadete Rocha Espinoza, o Mestre em Ciências Ambientais Luiz Alfredo de Paula e Ailton Aragão, que foi convidado para falar aos estudantes sobre assuntos relacionados à computação e à astronomia.

Após a recepção e acomodação dos alunos às 19h, o evento iniciou-se formalmente às 20h com uma apresentação da professora Sibele a respeito das características e da história do projeto “Noite com as estrelas”.

Abertura do evento pela professora SibeleAbertura do evento pela professora Sibele

Em seguida, o professor Ricardo Plaza apresentou os estudantes do IFSP presentes e fez uma breve descrição dos cursos superiores e técnicos existentes no IFSP-Caraguatatuba, com uma ênfase especial – para os estudantes com interesses científicos e por temas relacionados à astronomia – para o curso matutino de Licenciatura em Matemática que existe desde 2011 e para o curso noturno de Licenciatura em Física que se iniciará em 2017.

A partir das 21h, o licenciando Rafael Brock realizou sua palestra “Uma breve história sobre a astronomia: galáxias, planetas, estrelas e constelações”, durante a qual ele fez uma apresentação panorâmica das possibilidades de uso do softwareStellarium” de simulação dos astros do céu noturno.

rafael-brock-em-sua-apresentacaorafael-brock-em-sua-apresentacao

Entre as sucessivas palestras de duração de 30 minutos, cada uma, foram realizadas diversas gincanas. A primeira gincana ocorreu na quadra e envolveu o desafio de construir planadores com certos materiais.

Gincana de estudantes na quadra da Escola AlcidesGincana de estudantes na quadra da Escola Alcides

Às 22h iniciou-se a palestra audiovisual do licenciando João Pereira, intitulada “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos”, com discussões a respeito da evolução histórica da compreensão humana a respeito da gravidade.

João Pereira em sua apresentaçãoJoão Pereira em sua apresentação

Na sequência, ocorreu uma nova gincana, desta vez envolvendo um enigma matemático que deveria ser resolvido pelas equipes presentes.

Gincana sobre enigma matemáticoGincana sobre enigma matemático

Finalmente, às 23h iniciou-se a palestra do licenciando André Luiz a respeito de “Astrobiologia” e do estudo científico das possibilidades de vida em outros planetas ou em satélites de outros planetas.

André Luiz em sua apresentaçãoAndré Luiz em sua apresentação

Após esta palestra, já por volta da meia-noite foi feita uma pausa nas atividades para um lanche que foi servido a todos, alunos e convidados! Na seqüência, os palestristas do IFSP-Caragutatuba e o professor Ricardo Plaza despediram-se dos presentes que permaneceram no evento até o amanhecer, participando de uma série de atividades educacionais e científicas e torcendo para que o tempo feio e chuvoso daquela noite terminasse, com o céu noturno se abrindo de modo a permitir a observação dos astros com o telescópio.

Professora Sibele com estudantes do IFSPProfessora Sibele com estudantes do IFSP

A equipe do IFSP-Caraguatatuba presente ao evento agradece muito o convite para participar deste evento, em especial à dedicada professora Sibele. Os presentes perceberam o zelo com que todos os detalhes deste evento foram bem organizados e sobre como os professores da Escola Alcides se uniram integralmente para a sua estruturação.

As palestras realizadas são parte integrante do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, bem como dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia”, todos desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Os bolsistas estão à disposição e as palestras podem ser propiciadas para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas que desejarem que seus alunos participem de palestras como estas devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página