Estudantes do IFSP realizaram atividades educacionais na Escola Cynthia Cliquet de São Sebastião

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 17h35 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 17h35

Na tarde do dia 22 de setembro de 2016, quinta-feira, dez estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal Profa. Cynthia Cliquet Luciano, localizada no município de São Sebastião, onde realizaram diversas atividades educacionais de extensão universitária. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino.

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba e professor Ricardo Plaza na Escola Cynthia CliquetEstudantes do IFSP-Caraguatatuba e professor Ricardo Plaza na Escola Cynthia Cliquet

Estas ações foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Juan Carlos Guilherme Orellana e Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos estes estudantes que estiveram presentes na Escola Cynthia Cliquet são orientados pelo professor Ricardo Plaza, recebem bolsas financiadas por recursos do governo federal para a realização destas atividades e estudam em diferentes cursos superiores e técnicos do IFSP-Caraguatatuba. Acompanhando-os estavam as estudantes Cintia Ribeiro de Jesus e Sabrina Fogaça de Almeida, do curso de Licenciatura em Matemática, que deram apoio às atividades que foram realizadas. Estas ações foram planejadas uma semana antes, em uma reunião na Escola Cynthia Cliquet do professor Ricardo e alguns de seus bolsistas com a vice-diretora Suzana Marques e Silva e a coordenadora Janice de Paula Assis.

Professores Suzana, Ricardo e Maria da ConceiçãoProfessores Suzana, Ricardo e Maria da Conceição

No início da tarde, ao chegarem na Escola Cynthia Ciquet, após serem recebidos pela vice-diretora Suzana e professora Maria da Conceição, os estudantes do IFSP foram divididos em quatros salas de aulas diferentes para a realização das atividades educacionais propostas.

Na sala da biblioteca, as licenciandas em matemática Adriana, Josiene, Cintia e Sabrina organizaram atividades práticas envolvendo manipulação de experimentos de física, jogos matemáticos e o jogo de xadrez.

Adriana na mesa com experimentos de física para serem manipuladosAdriana na mesa com experimentos de física para serem manipulados

Josiene e Cintia na mesa com jogos e desafios matemáticosJosiene e Cintia na mesa com jogos e desafios matemáticos

Sabrina e Adriana na mesa com jogos de xadrezSabrina e Adriana na mesa com jogos de xadrez

Numa segunda sala de aula, o licenciando em matemática Rafael apresentou uma palestra sobre astronomia, utilizando o software Stellarium como ferramenta didática, para abordar temas como a história da astronomia e as características dos diferentes planetas do sistema solar.

Rafael no início de sua palestraRafael no início de sua palestra

Numa terceira sala de aula, a licencianda em matemática Brenda apresentou uma palestra sobre o tema “A participação feminina na ciência”, destacando aos alunos e às alunas presentes, como as mulheres têm ampliado a sua presença em áreas científicas que no passado eram consideradas estritamente masculinas.

Palestra de Brenda sobre a participação feminina na ciênciaPalestra de Brenda sobre a participação feminina na ciência

Nesta mesma sala, o licenciando em matemática André realizou uma apresentação audiovisual intitulada “A vida no universo” que contou com a participação da professora Suzana que ressaltou a importância de compreender a evolução dos seres vivos na Terra para entender melhor a ciência da biologia.

Palestra de André sobre a vida no universoPalestra de André sobre a vida no universo

Numa quarta sala de aula, ocorreram diferentes atividades de cunho educacional. O licenciando em matemática João apresentou sua palestra de cunho audiovisual denominada “O cosmos e a gravidade: Buracos negros supermassivos”.

Palestra de João sobre cosmologiaPalestra de João sobre cosmologia

De modo complementar, na mesma sala, os estudantes Juan e Jaqueline procuraram refletir com alunos um pouco sobre a importância da arte na vida das pessoas e sobre as causas e as conseqüências do bullying em ambientes escolares.

Jaqueline e Juan em suas apresentaçõesJaqueline e Juan em suas apresentações

O debate sobre o tema do bullying contou também com a importante participação da professora Heloisa Helena Ramos Santinho que fez junto aos estudantes presentes uma reflexão crítica sobre os malefícios terríveis do bullying sobre a vida de muitos jovens alunos.

João, Jaqueline, Juan e professora HeloisaJoão, Jaqueline, Juan e professora Heloisa

Este rol de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.