Início > Antigas > Estudantes do IFSP realizam atividades educacionais no bairro Topolândia

Estudantes do IFSP realizam atividades educacionais no bairro Topolândia

Publicado: Terça, 19 de Mai de 2015, 11h09 | Última atualização em Terça, 19 de Mai de 2015, 11h09

Em 12 de maio de 2015, um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, esteve na Escola Municipal da Topolândia, no município de São Sebastião (SP), realizando atividades de educação científica de modo a ensinar noções básicas de astronomia. Os estudantes Lucas Conelian de Oliveira, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus e Rafael Brock Domingos, acompanhados de seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, passaram a tarde inteira abordando temas diversos da área de astronomia e astrofísica para alunos de diversas séries do ensino fundamental da Escola da Topolândia.

Foto 1 - Professores Ricardo e Alberto com estudantes do IFSP e da Escola de TopolandiaFoto 1 - Professores Ricardo e Alberto com estudantes do IFSP e da Escola de Topolandia

O convite partiu da professora de matemática Monica Gerardi da Escola Municipal de Topolândia, que solicitou uma data para a realização das atividades junto com o estudante do IFSP Lucas Conelian que também realiza nesta escola suas atividades de estágio. Esta atividade contou com o apoio da diretora Aiche Chaaban Santos para a sua realização.

A equipe do IFSP Caraguatatuba foi recebida na Escola de Topolândia pelas vice-diretoras Maria Goretti Pires Giner Machado Rosa e Patricia Viviani e pela coordenadora Paula Julião.

O docente que organizou os alunos para a participação das atividades educacionais foi o professor de ciências Alberto Myrko. Muitos alunos presentes estudavam no período matutino e vieram para a escola no período vespertino exclusivamente para participar das atividades que transcorreram das 14h às 17h30min.

Alunos do IFSP durante a apresentaçãoAlunos do IFSP durante a apresentação

Dentre os temas abordados nesta tarde estiveram: história da astronomia, sistemas geocêntrico e heliocêntrico, leis de Kepler, observações feitas por Galileu por meio de telescópios, lei da gravitação universal de Newton, concepção da gravitação elaborada por Einstein, caracterização da luz, determinação da composição química dos astros a partir das raias espectrais emitidas, buracos negros e quasares, solstícios e equinócios, softwares de modelagem dos céus (Stellarium e Carta Celeste), etc.

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal da TopolândiaAlunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Topolândia

Os professores de outras instituições de ensino da região que desejarem a participação de alunos de suas escolas neste tipo de atividades de extensão de educação científica podem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP Caraguatatuba.