Estudantes do IFSP realizam atividades educacionais científicas no CIDE Tinga

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 13h18 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2015, 13h18

Na tarde de 9 de junho de 2015, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Caraguatatuba, estiveram no CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) localizado no bairro do Tinga (Caraguatatuba-SP), realizando diversas oficinas de educação científica. Eles foram acompanhados pelo seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Estiveram presentes os estudantes João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus e Rafael Brock Domingos, bem como por Thays Garakis Poggi Pollini, que em 2014 foi estudante bolsista no IFSP. Os estudantes presentes são bolsistas de quatro projetos realizados sob a orientação do professor Ricardo Plaza. A atividade foi organizada a partir da iniciativa do professor Marcelo Mendes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Maria Aparecida de Carvalho (pertencente ao CIDE).

Estudantes do IFSP junto com professores Ricardo e MarceloEstudantes do IFSP junto com professores Ricardo e Marcelo

Os estudantes do IFSP foram recebidos no CIDE pela diretora Jessica Heloisa da Silva Nery, pela vice-diretora Mariana Cristina Nereu e pela coordenadora de projetos Cecília Pinto Monteiro. Aproximadamente 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com seus professores, se reuniram inicialmente no auditório do CIDE e receberam uma breve explanação a respeito das atividades que iriam acontecer pela tarde, entre 13:00 e 15:00. Foram organizadas quatro oficinas em diferentes salas de aula e os alunos dos quatro anos se deslocaram a cada meia hora entre elas, de modo a conhecer todas as atividades propostas.

Equipe do IFSP com professores e gestores do CIDE TingaEquipe do IFSP com professores e gestores do CIDE Tinga

Em uma primeira sala, a estudante Adriana organizou uma oficina de jogos de xadrez com o objetivo de despertar a vontade de aprender as regras deste jogo e desenvolver diversas habilidades cognitivas associadas a ele. Os alunos presentes receberam um certificado de que participaram da 5ª Oficina de Xadrez realizada no âmbito dos projetos de extensão do IFSP Caraguatatuba.

Alunos jogando xadrez sob orientação da AdrianaAlunos jogando xadrez sob orientação da Adriana

Em uma segunda sala, o estudante Lucas organizou uma oficina sobre modelagem computacional, apresentando um programa de polinomiografia que, a partir da inserção de dados numéricos referentes a coeficientes e expoentes de um polinômio, constrói figuras coloridas, de modo a propiciar reflexões e insights acerca das interfaces existentes entre matemática e arte.

Lucas, Marcelo e uma figura construída por meio da polinomiografiaLucas, Marcelo e uma figura construída por meio da polinomiografia

Em uma terceira sala, o estudante João realizou uma apresentação audiovisual sobre astronomia, gravidade e buracos negros, utilizando cenas de documentários e vídeos científicos, como forma de motivação.

Apresentação audiovisual realizada por JoãoApresentação audiovisual realizada por João

Finalmente, em uma quarta sala, os estudantes Ariane, Dérick e Rafael apresentaram experiências demonstrativas de física e jogos geométricos que procuraram despertar a curiosidade dos alunos, bem como a vontade de se aprofundar nos temas abordados e de se dedicar aos estudos.

Foto 6 - Rafael, Derick e Ariane com experimentos de fisicaFoto 6 - Rafael, Derick e Ariane com experimentos de fisica

Ao final das atividades desta tarde, os membros da equipe do IFSP foram convidados para um café na sala dos professores. A iniciativa do professor Marcelo em procurar a parceira do IFSP foi fundamental para a realização destas oficinas. Todos os presentes perceberam nitidamente como os alunos de ensino fundamental ficaram encantados com tudo aquilo que aprenderem nesta tarde. Professores de outros escolas da região que queiram realizar atividades semelhantes em suas instituições de ensino, podem entrar em contato telefônico com professor Ricardo Plaza no próprio IFSP Caraguatatuba, de modo a definir os detalhes para a implementação das oficinas.