Estudantes do IFSP realizam atividades educacionais científicas na Escola Frúgoli

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 19h32 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 19h32

Na tarde de 10 de setembro de 2014, uma quarta-feira, entre 13:00 e 18:00, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, situada em São Sebastião, no bairro de Enseada.

Grupo de estudantes do IFSP presentes na Escola FrúgoliGrupo de estudantes do IFSP presentes na Escola Frúgoli

Durante todo o período da tarde, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba), eles realizaram várias atividades educacionais científicas experimentais voltadas para os alunos desta escola.

Gilberto e Ricardo explicam o “tubo de anti-gravidade” para estudantes de ensino médioGilberto e Ricardo explicam o “tubo de anti-gravidade” para estudantes de ensino médio

Os alunos presentes são ou foram bolsistas de diversos programas existentes no IFSP: Iniciação Científica Institucional, Extensão Institucional, Iniciação Científica – PIBIC e Iniciação à Docência – PIBID. Todas estas bolsas têm financiamento do governo federal, por meio de seus órgãos de fomento (como CNPq ou CAPES) ou por recursos do próprio IFSP.

Estudantes com jogos matemáticos e lógicosEstudantes com jogos matemáticos e lógicos

Estiveram presentes os seguintes estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP: Gabriel Ramos Maia, Gilberto Ribeiro Rafael, Natalia Barros Ferreira, João Pereira Neto, Davi José dos Santos Guimarães, Adriana de Andrade, Marieta Angélica dos Santos, Thays Garakis Poggi Pollini, Cintia Ribeiro de Jesus, Vitor Fernandes da Silva, Beatriz de Oliveira Prado e Eber da Motta Medeiros Junior. Esteve presente também a estudante Maria Ribeiro Rafael que fez os cursos de inglês e de informática do PRONATEC do IFSP-Caraguatatuba.

Experiências do elevador hidráulico, do pêndulo de Newton e do fluido não-newtonianoExperiências do elevador hidráulico, do pêndulo de Newton e do fluido não-newtoniano

Muitos dos estudantes do IFSP presentes são bolsistas extensionistas do projeto de extensão intitulado “Educação ambiental e educação científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, que é coordenado pelo professor Ricardo e tem como prioridade colaborar com instituições escolares para a melhoria nos seus níveis de educação científica, de educação ambiental e de educação matemática. Para a realização das atividades foram levados diversos equipamentos didáticos e experimentais que ajudaram nas explicações.

Estudantes jogando xadrezEstudantes jogando xadrez

João Pereira Neto que é bolsista de Iniciação Científica PIBIC no projeto intitulado “História da ciência na educação científica: contribuições, metodologias e propostas” ministrou a palestra “O cosmos e a gravidade” para diversas turmas de primeiros anos de ensino médio durante esta tarde. Esta apresentação audiovisual utiliza de cenas de filmes (tais como, “O vingador do futuro” e “Gravidade”) e documentários (tais como a nova temporada da série “Cosmos”) para discutir temas científicos intrigantes. Enquanto a palestra ocorria, outra parte dos estudantes participava das atividades experimentais e matemáticas em outro ambiente da escola.

João ministrando palestra “O cosmos e a gravidade”João ministrando palestra “O cosmos e a gravidade”

O estudante Davi José dos Santos Guimarães que é bolsista de iniciação científica do projeto intitulado “A Matemática, o Tangram e o uso de jogos na educação”, durante esta tarde, realizou, juntamente com colegas, diversas atividades didáticas envolvendo o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo.

Davi e Marieta realizando atividades com o TangramDavi e Marieta realizando atividades com o Tangram

Gabriel Ramos Maia está se formando no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP no final deste ano e é atualmente professor de matemática dos primeiros anos de ensino médio da Escola Frúgoli; no IFSP, ele já foi bolsista de dois projetos de iniciação científica e também já foi bolsista de extensão. Foi por iniciativa dele que ocorreu o convite para a realização destas atividades.

A licencianda Natalia, no passado, estudou na Escola Frúgoli; do mesmo modo um dos filhos da licencianda Cintia estuda atualmente nesta mesma escola. Isto colaborou para aproximar os alunos de ensino médio da escola dos licenciandos presentes, inclusive tornando-se um estímulo para que eles se dedicassem mais aos estudos de modo a conseguirem ingressar em algum curso do IFSP no futuro.

Professora Carla Antonia da Silva com estudantes do IFSPProfessora Carla Antonia da Silva com estudantes do IFSP

Dentre as várias experiências e atividades realizadas estiveram: pêndulo de Newton, conversor de energia mecânica em elétrica, tubo de anti-gravidade, tangram, jogo de xadrez, “pendulum wave”, fluido não-newtoniano (água com amido de milho ou maizena), cubos de Rubik 3x3x3 e 4x4x4, elevador hidráulico, torre de Hanói, levitação magnética de um globo, diversos tipos de enigmas e quebra-cabeças, etc.

Os estudantes do IFSP e o professor Ricardo, foram recebidos, no início desta tarde, pela diretora da Escola Frúgoli, professora Lenira Ferreira Gomes Redondaro, e pela coordenadora do Ensino Médio, professora Carla Antonia da Silva, que foram fundamentais para a realização destas atividades. Quem deseja se comunicar com o grupo que realiza estas atividades educacionais científicas deve entrar em contato com o professor Ricardo pelo seu email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto escrito com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira