Estudantes do IFSP participaram de Simpósio em Brasília

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 15h52 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2015, 15h52

Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram do 2º Simpósio Nacional de Formação do Professor de Matemática que ocorreu no Colégio Militar de Brasília (DF), entre 14 e 16 de agosto de 2015. Os licenciandos em matemática Deive José Aparecido de Faria, Roberta da Silva, Nicolas Marlon Rocha Quinto e Raíssa Regina Santos da Apresentação compareceram ao evento, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) e pela Profa. Katia Regina dos Santos da Apresentação (formada pelo curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e docente da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba). A estudante Letícia Barbosa Plaza (do curso de Relações Internacionais da UnB) acompanhou o grupo durante as atividades do evento que foi organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); mais informações sobre este Simpósio podem ser obtidas pelo link: http://anpmat.sbm.org.br/simposio-nacional-2/. A SBM concedeu apoio financeiro para ajudar os autores de trabalhos a participarem deste Simpósio.

Professores Ricardo e Katia juntamente com estudantes presentesProfessores Ricardo e Katia juntamente com estudantes presentes

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba apresentaram quatro trabalhos na forma pôsteres durante este evento. No dia 14 de agosto foram apresentados dois destes pôsteres. Raíssa apresentou o trabalho “Gamificação: relatos de uma experiência” que teve como coautora a professora Katia. Por sua vez, Nicolas apresentou o trabalho “Dinamismo e geometria” também em coautoria com a professora Katia.

Nicolas e Raissa junto aos seus pôsteresNicolas e Raissa junto aos seus pôsteres

No dia 15 de agosto foram apresentados os outros dois pôsteres. Deive apresentou o trabalho intitulado “Uma análise sobre o negligenciamento da geometria na educação”, elaborado em coautoria com o professor Ricardo. Por sua vez, Roberta apresentou o trabalho “Facebook: rede social como ambiente virtual de aprendizagem”, elaborado em coautoria com a Profa. Dra. Natália Nassif Braga do IFSP-Caraguatatuba e desenvolvido também a partir do apoio fundamental do professor Francisco Leitão de Oliveira Neto, da Escola Estadual Avelino Ferreira, situada no município de Caraguatatuba (SP) e parceira do programa PIBID desenvolvido no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. A este propósito, os quatro licenciandos presentes são bolsistas do programa PIBID.

Deive, Ricardo e Roberta junto aos seus pôsteresDeive, Ricardo e Roberta junto aos seus pôsteres

Diversas das atividades chamaram a atenção dos estudantes presentes. Uma delas foi o minicurso “Oficina de Mágicas Matemáticas: barbante e topologia”, ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e que abriu para os presentes todo um universo de diferentes possibilidades no que diz respeito a propostas inovadoras para o ensino de matemática.

Professores Ricardo, Katia e Pedro Malagutti juntamente com a estudante LetíciaProfessores Ricardo, Katia e Pedro Malagutti juntamente com a estudante Letícia

Durante o evento, os presentes aproveitaram também para conhecer um pouco mais do universo cultural da cidade de Brasília, incluindo a sua belíssima arquitetura. Um destes eventos ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde aconteceu o ciclo de filmes chamado “Cinema ao ar livre” que se encerrou com a exibição de “2001 – Uma odisseia no espaço”, em uma imensa tela situada no gramado ao lado do prédio do CCBB, na noite de 16 de agosto.

Inicio da exibição ao ar livre do filme “2001 - Uma odisseia no espaço”Inicio da exibição ao ar livre do filme “2001 - Uma odisseia no espaço”