Início > Antigas > Estudantes do IFSP organizaram cinedebate sobre filme “Sociedade dos Poetas Mortos”

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 16h33 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2015, 16h33

No período vespertino do dia 26 de novembro de 2015, quinta-feira, na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, situada da cidade de Caraguatatuba (SP), a equipe de extensionistas do IFSP-Caraguatatuba organizou mais um cinedebate com a exibição e a discussão do filme: “Sociedade dos Poetas Mortos”. Esta atividade foi organizada pelo projeto de extensão “Cinedebate: História, Ciência e Cultura” que é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este cinedebate foi elaborado após um contato inicial do professor Ricardo Plaza com o professor Cláudio Rezende da Escola Alcides de Castro que sugeriu a montagem de um cinedebate em sua instituição de ensino, em torno do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Professores Ricardo e Claudio com estudantes do IFSP Professores Ricardo e Claudio com estudantes do IFSP

Os seguintes estudantes do IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes, organizando e participando deste cinedebate: Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos, Giovanna Ataria Campos Santos e Ana Beatriz Vieira de Sousa. Adriana é bolsista de iniciação científica, enquanto Rafael, Giovanna e Ana Beatriz são bolsistas de extensão, os quatro sendo orientados pelo professor Ricardo Plaza. A organização do evento foi encabeçada pelo professor Cláudio e contou com o apoio da bibliotecária Sandra Pessoa, da Escola Alcides de Castro, para a sua realização. A exibição do filme começou as 14:30; após o seu encerramento ocorreu um breve intervalo e, em seguida, aconteceu um debate muito interessante sobre o filme que se prolongou até após às 18:00 quando as atividades se encerraram.

Alunos antes da exibição do filmeAlunos antes da exibição do filme

O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (“Dead Poets Society”), lançado em 1989, foi dirigido por Peter Weir e contou em seu elenco com a participação do ator Ronin Williams que interpreta um professor inspirador em uma escola norte-americana tradicional dos anos 1950 que estimula seus alunos a se interessarem por poesia, tendo como mote a frase latina “carpe diem” que traz a ideia de “aproveitar o presente” para tornar a vida uma coisa de fato extraordinária: “peguem seus botões de rosas enquanto podem…” e vivam cada momento intensamente. A proposta de que os alunos pensem por si mesmos acabou se chocando com o ensino rígido da escola. O filme, deste modo, é uma crítica ao ensino mecânico e não-interativo no qual só o professor fala e cabe aos alunos apenas ouvirem.

Debate após a exibição do filmeDebate após a exibição do filme

Toda a história do filme filme permitiu que após a sua exibição ocorresse um debate profundo sobre o caráter do processo educativo e sobre as mudanças ocorridas na educação ao longo das últimas décadas. Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba, juntamente com os professores Cláudio e Ricardo, tentaram, ao longo do debate conduzir reflexões sobre as perspectivas de futuro dos alunos de ensino médio presentes, inclusive sobre a continuidade de seus estudos em cursos de nível superior após a conclusão do ensino médio. Discutiram também a respeito do autoritarismo que, se diminuiu em alguns sentidos, ainda está muito presente na sociedade.

O cinedebate é uma atividade de extensão universitária gratuita desenvolvida pelo IFSP-Caraguatatuba com o apoio de bolsistas extensionistas específicos para isto. Escolas que tenham interesse que seus alunos participem de sessões de cinedebates, no auditório do IFSP ou em um espaço destas próprias escolas, devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no IFSP-Caraguatatuba, de modo a definir os detalhes da atividade.