Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP organizaram cinedebate na Escola Estadual Aurea Rachou

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 12h38 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2015, 12h38

Nos períodos vespertino e noturno do dia 23 de novembro de 2015, segunda-feira, na Escola Estadual Professora Aurea Moreira Rachou, situada no bairro do Sertão da Quina (Maranduba), da cidade de Ubatuba (SP), aconteceu mais um cinedebate com a exibição de dois filmes de ficção científica: “Oblivion” e “Viagem à Lua de Júpiter”. Esta atividade foi organizada pelos projetos de extensão “Cinedebate: História, Ciência e Cultura” e “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo” que são coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este cinedebate foi organizado após uma visita da professora Adriana Leal, diretora da Escola Aurea Rachou, ao IFSP-Caraguatatuba, quando conversou com o professor Ricardo Plaza sobre a possibilidade da sua realização.

Professores Ricardo, Ana Paula e Adriana junto com estudantes do IFSP Professores Ricardo, Ana Paula e Adriana junto com estudantes do IFSP

Estiveram presentes, colaborando, organizando e participando deste cinedebate, os seguintes estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba: João Pereira Neto, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Rafael Brock Domingos. Enquanto João é bolsista de iniciação científica, os outros três estudantes são bolsistas de extensão, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza. A organização do evento foi encabeçada pela diretora Adriana Leal, mas contou também com o apoio de diversos outros professores e servidores administrativos da Escola Aurea Rachou, dentre os quais cabe destacar a vice-diretora Olivia Rocha, a coordenadora de Ensino Fundamental Ana Paula Spiridigliozzi, a professora mediadora Neia Correia, os professores Brenno P. T. de Goes Telles, Cirleida Coelho e Antonio Ruza e a servidora Marta Alves de Lima Moura. A equipe da Escola Aurea inclusive preparou um lanche “acadêmico” para a recepção dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba que organizaram este cinedebate. Os estudantes do IFSP se sentiram acolhidos com carinho pelos servidores e pelos alunos da Escola Áurea ao longo de todo o dia.

Lanche organizado pela direção da Escola Aurea para recepcionar os estudantes do IFSPLanche organizado pela direção da Escola Aurea para recepcionar os estudantes do IFSP

O primeiro filme exibido a partir das 15:50 para alunos de ensino médio do período vespertino foi “Oblivion”. Lançado em 2012, este filme que foi dirigido por Joseph Kosinski, conta no seu elenco com os atores Tom Cruise e Morgan Freeman. No futuro, no ano de 2077, a Terra está completamente destruída (e inclusive a própria Lua aparece toda fragmentada e também destruída no céu) devido a uma guerra ocorrida cerca de meio século antes, a partir da tentativa de invasão de uma civilização extraterrestre. Os extraterrestres teriam sido derrotados e devido à radioatividade, boa parte do que restou da humanidade já teria deixado a Terra, mas há ainda os reparadores de drones que permaneceram na Terra. Um destes reparadores é o principal protagonista do filme que devido a alguns acontecimentos começa a questionar a respeito de tudo em que acreditava antes, inclusive sobre fatos a respeito de si mesmo. O debate após o filme permitiu discussões interessantes a respeito da individualidade de cada um de nós – inclusive sobre os conceitos de mente, consciência, memória, inteligência, alma e espírito – de modo a tentar obter respostas a um dos mais antigos questionamentos filosóficos: “Quem sou eu?”. Um dos tópicos abordados foi o denominado “mito da caverna” proposto pelo filósofo Platão.

Estudantes da Escola Aurea participam do debate após a exibição do filme “Oblivion”Estudantes da Escola Aurea participam do debate após a exibição do filme “Oblivion”

O segundo filme que foi exibido a partir das 20:00, para as turmas de ensino médio do período noturno, foi “Viagem à Lua de Júpiter” (o título em inglês é “Europa report”). Este filme, também de 2013, foi dirigido por Sebastián Cordero e se passa num futuro hipotético em que seis astronautas são lançados em um foguete para uma missão à “Europa”, uma das luas do maior planeta do sistema solar, Júpiter, para tentar obter sinais e provas de presença de vida. Esta lua de júpiter vem sendo discutida há muito tempo por cientistas que pesquisam exobiologia (ou astrobiologia), área de fronteira do conhecimento que estuda cientificamente sobre as possibilidades de existência de vida fora da Terra. Dos corpos celestes próximos do Sistema Solar, “Europa” é aquele com mais chance de conter vida, pelo fato de ter comprovadamente quantidades apreciáveis de água líquida abaixo de uma capa de gelo. Mesmo estando bem longe do sol, há água líquida em “Europa” devido ao calor oriundo de fatores geológicos. Toda trama deste filme permitiu que após a sua exibição ocorresse um interessante debate de caráter interdisciplinar sobre assuntos de diferentes disciplinas como a biologia, a física, a química, a geologia, a astronomia e a psicologia. Para tornar o cinedebate mais acolhedor, a direção da Escola Aurea Rachou providenciou “pipoca” para os alunos presentes; muitos destes alunos colaboraram, trazendo também alguns refrigerantes para acompanhar a pipoca. As discussões sobre este filme, que começaram aproximadamente às 21:30, foram tão candentes que se prolongaram até depois das 22:30, no horário usual de encerramento das aulas.

Estudantes da escola Aurea participam do debate após a exibição do filme “Viagem à Lua de Júpiter”Estudantes da escola Aurea participam do debate após a exibição do filme “Viagem à Lua de Júpiter”

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba tentaram, ao longo dos dois debates, apresentar um pouco do trabalho de pesquisa, ensino e extensão que realizam em seus projetos e também procuraram estimular os alunos de ensino médio presentes a se dedicarem às disciplinas escolares de modo a continuar seus estudos em cursos de nível superior após a conclusão do ensino médio.

Estudantes do IFSP apresentam algumas ideias sobre o filme “Viagem à Lua de Júpiter”Estudantes do IFSP apresentam algumas ideias sobre o filme “Viagem à Lua de Júpiter”

O cinedebate é uma atividade de extensão universitária gratuita desenvolvida pelo IFSP-Caraguatatuba com o apoio de bolsistas extensionistas específicos para isto. Escolas que tenham interesse que seus alunos participem de sessões de cinedebates, no auditório do IFSP ou em um espaço destas próprias escolas, devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no IFSP-Caraguatatuba, de modo a definir os detalhes da atividade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página