Estudantes do IFSP organizam Cine-Debate sobre jogo de xadrez na Escola Avelino

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 11h03 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 11h03

Na tarde de 29 de setembro de 2015, terça-feira, na Escola Estadual Avelino Ferreira situada na cidade de Caraguatatuba (SP), aconteceu uma sessão de Cine-debate sobre o jogo de xadrez com a exibição e a discussão acerca do filme “Viva a Rainha”, atividade esta que fez parte do minicurso de xadrez promovido nesta Escola pela bolsista de iniciação científica Adriana de Andrade, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus de Caraguatatuba. Estiveram presentes também, colaborando com as atividades, os estudantes universitários do IFSP, Lucas Demetrio Muniz, bolsista do projeto de extensão “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura” (que assim como Adriana é orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira) e João Vitor Magalhães do Nascimento, bolsista do projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), atuando na própria Escola Avelino, sob a supervisão do professor Francisco Leitão de Oliveira Neto.

A projeção do filme ocorreu na sala da Escola onde nas terças-feiras acontece o minicurso de xadrez e contou com o apoio da coordenadora de ensino médio, professora Gisele Virgovino de Sousa, que gentilmente forneceu a “tradicional” pipoca para tornar a exibição mais agradável, sobretudo na companhia dos refrigerantes que foram levados pelos universitários do IFSP.

O enredo deste filme tem como protagonista principal uma menina de oito anos de idade, chamada Sara, que vive em uma pequena cidade da Holanda com a sua mãe e o seu avô. Por motivos específicos, esta menina não sabe quem é seu pai, mas um dia descobre que ele é um grande enxadrista que visitará sua cidade para jogar partidas simultâneas de xadrez com diversas pessoas. Sara decide então aprender o xadrez para tentar jogar com seu pai de modo a conhecê-lo.

Sara faz então um amigo na sua escola que apresenta para ela um livro sobre uma rainha que inventa um jogo para seu marido, o rei, que está entediado, esperando com isso que ele não inicie uma guerra: o xadrez é, portanto, uma sublimação da guerra. Em outras palavras, é uma forma pacífica de se fazer a guerra! Sara tem problemas de aprendizagem na escola, principalmente em matemática, mas nas conversas que têm com o pai de seu amigo, ela aprende que só é possível aprender aquilo de que se gosta!

O contexto do filme trabalha um conjunto de posturas e valores que deveriam orientar o comportamento do ser humano em relação às outras pessoas dentro da sociedade, tais como: respeito, amizade, solidariedade, sensibilidade, sentido ético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa, etc.

Os alunos que assistiram a esta película refletiram bastante sobre a história apresentada que era basicamente sobre a iniciativa própria de uma menina para aprender a jogar xadrez, situação próxima àquela vivida por eles que estão passando também pela experiência de aprender a jogar xadrez. Eles também conheceram um pouco acerca de como são os grandes jogadores de xadrez. Finalmente aprenderam também sobre a importância de saber perder com elegância e compreenderam que podem aprender muito também com as derrotas.