Estudantes do IFSP-Caraguatatuba realizaram atividades educacionais em São José dos Campos

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 17h05 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2015, 17h05

No período vespertino do dia 18 de agosto de 2015, estudantes de graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, estiveram presentes na Escola Estadual Professor Estevam Ferri, no município de São José dos Campos (SP), realizando atividades de educação e divulgação científica. Participaram destas atividades os estudantes Lucas Conelian de Oliveira, João Pereira Neto, Adriana de Andrade (todos do curso de licenciatura em matemática) e Lucas Demetrio Muniz (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais), acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que orienta seus projetos de pesquisa (iniciação científica) ou de extensão no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo e estudantes do IFSP-Caraguatatuba com gestores da Escola Estevam FerriProfessor Ricardo e estudantes do IFSP-Caraguatatuba com gestores da Escola Estevam Ferri

Esta atividade foi organizada a partir do contato feito pela licencianda Adriana com a diretora Graziela Máximo dos Santos Ferrari Costa e com o coordenador do núcleo pedagógico de projetos especiais Aparecido Antonio de Almeida. Os estudantes do IFSP, para realizar as atividades propostas, também tiveram o apoio fundamental das professoras Célia Maria de Sousa Pires (vice-diretora), Deise Helena Massa (coordenadora de ensino médio), Sandra Aparecida Moreira de Moraes (mediadora), Ivonete de Fátima Silva (mediadora) e Elisabeth Silva (da disciplina de língua portuguesa).

Professores Ricardo e Aparecido com estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessores Ricardo e Aparecido com estudantes do IFSP-Caraguatatuba

No total foram realizadas oficinas de três tipos diferentes para diversas turmas escolares de ensino médio. Lucas Conelian organizou, na sala de computadores, uma oficina de modelagem matemática utilizando o software Polinomiografia para construir figuras abstratas de caráter artístico a partir de coeficientes e expoentes dos termos de um polinômio de grau determinado.

Lucas Conelian trabalhando com o programa Polinomiografia Lucas Conelian trabalhando com o programa Polinomiografia

Por sua vez, João em uma sala equipada com recursos audiovisuais, trabalhou com a apresentação “O cosmos e a gravidade” e discutiu temas associados aos fundamentos da física e da astronomia, a partir de cenas de documentários, filmes de ficção científica e vídeos de divulgação científica disponíveis no site youtube.

João em sua apresentação de educação científica com vídeosJoão em sua apresentação de educação científica com vídeos

Adriana e Lucas Demetrio, em um terceiro espaço (o laboratório de biologia), organizaram uma movimentada oficina de xadrez, para ensinar as regras deste jogo aos principiantes e desenvolver habilidades cognitivas mais profundas para aqueles que já sabiam jogar.

Adriana ensinando as regras do xadrez para um grupo de alunosAdriana ensinando as regras do xadrez para um grupo de alunos

Algo que chamou a atenção de muitos alunos presentes foi o fato de Lucas Demetrio ter estudado o seu ensino médio justamente na Escola Estadual Professor Estevam Ferri, o que serviu de incentivo e de modelo para que outros alunos consigam, devido aos seus esforços nas tarefas escolares, estudar um dia também em algum curso de graduação de uma instituição federal de ensino superior, como é o caso do IFSP-Caraguatatuba.

Aluna Rafaela jogando xadrez com Lucas DemetrioAluna Rafaela jogando xadrez com Lucas Demetrio