Estudantes do IFSP apresentam palestras sobre Astronomia na Escola Avelino Ferreira

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 20h52 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2016, 20h52

Na tarde do dia 03 de maio de 2016, uma terça-feira, quatro estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Avelino Ferreira, em Caraguatatuba, onde realizaram uma série de palestras de Astronomia de extensão universitária, com objetivos educacionais. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas ações foram realizadas com o apoio de dois bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Junior e Aline Getúlio) e de outros dois bolsistas de iniciação científica dos projetos de pesquisa “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de Astronomia” (Rafael Brock Domingos).

Todos os alunos que estiveram presentes são orientados pelo professor Ricardo Plaza e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Estas atividades foram organizadas pelos gestores da Escola Avelino Ferreira, a partir do contato inicial feito pelo seu professor de física, Fábio Cesar Bento, com o professor Ricardo Plaza, com o objetivo de implementar atividades educacionais sobreAstronomia voltadas para alunos mais interessados pelo tema e que tivessem interesse em fazer a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) que ocorrerá em meados de maio. O professor Fabio lembrou que atividades semelhantes realizadas nesta escola em 2015 pela equipe coordenada pelo professor Ricardo Plaza foram importantes para, nos alunos, estimular o interesse pela ciência e a vontade de se dedicar aos estudos com o objetivo de poder mais a frente realizar o sonho de ingressar em algum curso superior que fosse de sua preferência. Ao chegarem na Escola Avelino Ferreira, a equipe foi recebida pela diretora Silvia Regina Sgarbi e pelo coordenador pedagógico Paulo Moraes, além, é claro, do professor Fábio. Os professores Fábio e Paulo estiveram presentes ao longo das três apresentações realizadas e forneceram todo o apoio solicitado para o sucesso destas atividades.

Após as 14h, o professor Ricardo apresentou, aos alunos da Escola Avelino, os bolsistas presentes e o trabalho desenvolvido por eles. Na sequência até as 15h30 ocorreu a primeira palestra – denominada “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos” – pelo licenciando em matemática João Pereira Neto que procurou desenvolver raciocínios e reflexões a respeito de temas contemporâneos de Cosmologia.

Após o intervalo no meio da tarde, às 16:00, os alunos – que foram selecionados de diferentes classes de primeiros anos de ensino médio – retornaram para assistir a palestra de André Luiz Oliveira dos Santos Junior sobre Astrobiologia – o estudo científico das possibilidades de existência de vida fora da Terra – e temas associados, como a evolução das espécies e a seleção natural. André – que hoje é licenciando em matemática – estudou na Escola Avelino Ferreira, onde se formou no ensino médio em 2015. Deste modo, foi para ele muito importante retornar a este ambiente na condição de palestrista e educador.

No final da tarde, após as 17:00, os alunos assistiram a terceira e última palestra proferida por Rafael Brock sobre a história da Astronomia e o uso de softwares para modelar, representar e projetar os astros do céu noturno. Desta forma, com o software Stellarium, foi possível mostrar na tela por meio de “zooms”, a posição e a forma dos oito planetas do sistema solar, bem como de galáxias como Andrômeda e de diversas constelações, sob o ponto de vista dos gregos, mas também sob o ponto de vista de outras culturas e etnias, se aprofundando na área que hoje é denominada como “Etnoastronomia”.

Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição.

Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.