Estudantes do Cursinho Popular participam de atividade diversificada de Física experimental

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 06h34 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 06h34

No dia 19 de agosto de 2016, sexta-feira, pela tarde, a partir das 16:15, o professor-bolsista de física do Cursinho Popular, Dérick Alves de Jesus, realizou uma atividade diversificada de física experimental no laboratório de ciências naturais (física, química e biologia) do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo. As atividades diversificadas estão previstas na proposta do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba e têm como objetivo ampliar os horizontes culturais e científicos dos alunos que assistem as suas aulas.

image1image1

A atividade contou com o apoio de André Luiz Oliveira dos Santos Júnior que é bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

A atividade realizada foi um experimento na área da dilatação dos corpos e utilizou equipamentos para ensino de física que estão disponíveis no laboratório de ciências naturais. Nesta experiência, basicamente, vapor de água aquecida é introduzido em estreitas barras cilíndricas ocas de diferentes materiais e um medidor bastante sensível faz a mensuração de quanto foi o valor da dilatação longitudinal (em frações de milímetro) desta barra cilíndrica. A visualização prática deste experimento levou os alunos presentes a entenderem melhor as fórmulas que explicam a dilatação dos sólidos.

image2image2

O Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba tem a função não apenas de preparar os alunos para os exames de ingresso em cursos universitários, mas também de ampliar a visão de mundo e de fazer uma reflexão crítica sobre as barreiras existentes para alunos das redes públicas continuarem seus estudos em nível superior em instituições de ensino de qualidade. Seu principal objetivo é a formação humana, não apenas no que diz respeito aos conteúdos das disciplinas regulares da educação básica, mas também em aspectos culturais, políticos, filosóficos e sociais.