Estudantes de Matemática presenciam defesa de doutorado na UFABC

Publicado: Segunda, 26 de Janeiro de 2015, 17h14 | Última atualização em Segunda, 26 de Janeiro de 2015, 17h14

No dia 18 de dezembro de 2014, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba assistiram a uma defesa de doutorado que ocorreu no campus de Santo André da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os estudantes João Pereira Neto, Wilton dos Santos Vieira, Francisco Sérgio da Silva Junior e Natália Barros Ferreira, estavam acompanhando o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do IFSP Caraguatatuba, que participou da banca de avaliação da tese de doutorado escrita por Daniel de Andrade Moura e intitulada “A abordagem da energia na educação não formal: um estudo de caso em museus de ciências”. Daniel teve seu trabalho de doutorado aprovado pela banca de avaliação.

Professores da Banca de Avaliação juntamente com o Professor Daniel.Professores da Banca de Avaliação juntamente com o Professor Daniel.

Esta tese de doutorado procurou analisar a forma como o tema da energia aparece em alguns museus de ciência de São Paulo, tais como Estação Ciência, Catavento e Sabina. Além disso, Daniel investigou a maneira como o tema da energia se relaciona com questões de educação ambiental.

Professor Daniel ao centro junto com os Estudantes do IFSP.Professor Daniel ao centro junto com os Estudantes do IFSP.

Daniel se formou no curso de Licenciatura em Física no IFSP campus São Paulo. Atualmente, Daniel é professor de física da FATEC, situada no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Antes de assistirem a defesa da tese, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer em mais detalhes as instalações da UFABC.

Estudantes do IFSP em frente a um dos prédios da UFABC.Estudantes do IFSP em frente a um dos prédios da UFABC.

Neste mesmo dia, os estudantes visitaram o SESC de Santo André acompanhados pelo professor Ricardo, onde conheceram a exposição transdisciplinar “Sentir prá ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo”. Eles foram guiados pelo educador Igor Erbert para conhecerem de olhos fechados as reproduções em relevo e em três dimensões de 14 pinturas de artistas brasileiros do final do século XIX à metade do século XX, tais como Di Cavalcanti e Pedro Alexandrino.

Professor Ricardo, estudantes do IFSP e educador Igor na entrada da exposição “Sentir prá ver”Professor Ricardo, estudantes do IFSP e educador Igor na entrada da exposição “Sentir prá ver”

Os estudantes conheceram também diversos jogos tácteis e materiais didáticos; alguns deles permitiram conhecer melhor, por exemplo, a escrita em Braille.

Professor Ricardo e estudantes junto a materiais didáticos de manipulação táctil. Professor Ricardo e estudantes junto a materiais didáticos de manipulação táctil.