Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Matemática participaram de curso de astrofísica na Universidade Federal de Itajubá

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 07h00 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2016, 07h00

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2016, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, estiveram na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no sul de Minas Gerais, participando de um curso acadêmico sobre astrofísica, o “AstroWorkshop: Introdução a ferramentas da astrofísica para alunos de graduação”.

Professores Gilberto, Ricardo e Oscar com estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessores Gilberto, Ricardo e Oscar com estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Os coordenadores do “AstroWorkshop – 2016” foram o Prof. Dr. Oscar Cavichia de Moraes e o Prof. Dr. Hektor Monteiro, ambos docentes da UNIFEI. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link: https://sites.google.com/site/astroworkshopunifei2016/. As palestras ocorreram no auditório do Instituto de Química e Física da UNIFEI. Este evento contou com palestras de docentes da própria UNIFEI, bem como de pesquisadores do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), também situado na cidade de Itajubá.

Os licenciandos do IFSP-Caraguatatuba que participaram desta atividade foram: João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Dérick Alves de Jesus e André Luiz Oliveira dos Santos Júnior. João e Rafael desenvolvem os projetos de iniciação científica “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de Astronomia”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, enquanto André é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza, e Dérick é atualmente bolsista-professor do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do projeto de extensão “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo “, coordenado pelo professor Ricardo Plaza, no ano de 2015.

O grupo de estudantes do IFSP-Caraguatatuba contou também com o apoio do professor Gilberto Ribeiro Rafael que é formado em licenciatura em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, está lecionando atualmente no sul de Minas Gerais e participou das atividades deste evento acadêmico.

Professores Ricardo, Hektor e Gilberto com estudantes do IFSPProfessores Ricardo, Hektor e Gilberto com estudantes do IFSP

O AstroWorkshop teve como objetivo dar aos participantes uma visão geral da astrofísica e proporcionar um contato direto com técnicas modernas de observação. Para participar dele era necessário ser graduado ou graduando em cursos da área de exatas. O evento foi inteiramente gratuito para os participantes e teve como meta criar uma oportunidade para que alunos de graduação da área de exatas pudessem ter contato com a astrofísica e com as diversas áreas de investigação nas quais pesquisadores da UNIFEI e do LNA atuam.

No início manhã de 25 de julho, segunda-feira, às 9:00, ocorreu a palestra de abertura do evento, intitulada “Conceitos de Astrofísica”, ministrada pelo Prof. Dr. Gabriel Hickel (UNIFEI). Nela, o professor Gabriel apresentou uma visão panorâmica do atual estado da arte na área de Astrofísica, explicando aos presentes o que os astrofísicos observam e estudam. Em seguida, às 11:00, o Prof. Dr. Eder Martioli (LNA) ministrou a palestra “Astronomia e Tecnologia”, dando ênfase aos avanços tecnológicos que modificaram a forma como se faz astronomia ao longo dos tempos.

Pela tarde do dia 25 de julho, ocorreram duas atividades práticas de instrumentação em laboratório, coordenadas pelos professores Gabriel e Eder, com ênfase nas técnicas experimentais de espectroscopia e no trabalho de obtenção de medidas de espectros.

Professor Gabriel e estudantes do IFSP em atividade experimental de instrumentaçãoProfessor Gabriel e estudantes do IFSP em atividade experimental de instrumentação

Na manhã de 26 de julho, terça-feira, às 9:00, o Prof. Dr. Hektor Monteiro (UNIFEI), ministrou a palestra “Nebulosas Fotoionizadas”, em que procurou explicar o que são estas nebulosas, como elas se formam e porque é importante estudá-las. Após um breve intervalo, às 11:00, o Prof. Dr. Max Faúndez-Abans (LNA) realizou uma apresentação intitulada “Galáxias”, na qual ele, a partir de certos conceitos físicos (tais como espectro de frequências de ondas eletromagnéticas e efeito Doppler), expôs propriedades de diferentes tipos de galáxias.

Pela tarde do dia 26 de julho, ocorreu uma nova atividade prática, coordenada pelo professor Hektor, de análise computacional e matemática de dados de nebulosas fotoionizadas, envolvendo a linguagem de programação Python.

Na manhã do dia 27 de julho, quarta feira, às 9:00, o Prof. Dr. Wilton Dias (UNIFEI), apresentou a palestra “A Via Láctea”, na qual foram apresentados dados e informações a respeito de diferentes características da nossa galáxia. Após o intervalo, às 11:00, o Prof. Dr. Oscar Cavichia (UNIFEI),  apresentou a palestra “A era dos grandes levantamentos de dados”,  com uma exposição a respeito da diversidade de formas de obtenção e análise de dados em trabalhos na área da astrofísica.

Na tarde do dia 26 de julho, com um ônibus fornecido pela organização do evento, os alunos presentes foram conhecer as dependências do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) que fica em outra região da cidade de Itajubá. Eles fizeram uma visita guiada, pelo professor Eder, a esta instituição de pesquisa de ponta, conhecendo os seus laboratórios e o telescópio situado no topo do seu edifício, inclusive observando o Sol com um pequeno telescópio próprio para este tipo de observação.

Professor Eder apresenta equipamentos experimentais do Laboratório Nacional de Astrofísica aos alunosProfessor Eder apresenta equipamentos experimentais do Laboratório Nacional de Astrofísica aos alunos

No final da tarde de 26 de julho, com o mesmo ônibus, os alunos foram para a cidade de Brazópolis, onde conheceram o Observatório do Pico dos Dias (OPD), que está situado a 1.864 metros de altitude e que é o principal observatório profissional em solo brasileiro para observações astronômicas nas frequências do óptico e do infravermelho próximo.

Estudantes do IFSP e professor Ricardo no Observatório do Pico dos DiasEstudantes do IFSP e professor Ricardo no Observatório do Pico dos Dias

O OPD está em funcionamento desde 1980 e conta com quatro telescópios em operação, inclusive o maior do Brasil, com um espelho de 1,6 metros. Esta tem sido uma instituição fundamental para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas da astrofísica

Professor Gilberto e estudantes do IFSP junto ao maior telescópio do Observatório do Pico dos DiasProfessor Gilberto e estudantes do IFSP junto ao maior telescópio do Observatório do Pico dos Dias

Os estudantes puderam conhecer as instalações dos diversos telescópios existentes, bem como os equipamentos utilizados para a realização de medidas, durante uma visita guiada pelas instalações do OPD. Puderam também contemplar, no final da tarde, o belo visual de toda região em torno do Pico dos Dias.

Visão panorâmica do Pico dos DiasVisão panorâmica do Pico dos Dias

No início da noite, sob a coordenação do professor Gabriel, foram realizadas diversas observações de astros, inclusive da bela Nebulosa Trífida. Durante estas atividades noturnas os alunos aprenderam a apontar o telescópio para o astro que se deseja observar, bem como a ajustar o foco do telescópio para a obtenção de uma imagem mais nítida.

Nebulosa TrifidaNebulosa Trifida

Os membros do IFSP-Caraguatatuba agradecem a organização e os professores do AstroWorkshop pela amistosa recepção e pela excelência na qualidade das palestras e atividades experimentais de astrofísica apresentadas.

A participação de estudantes de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba em eventos acadêmicos como este colabora imensamente com a sua formação acadêmica e o seu amadurecimento intelectual. Os licenciandos em matemática presentes foram unânimes na avaliação de que a participação neste AstroWorkshop foi importantíssima para a sua formação universitária.

registrado em:
Fim do conteúdo da página