Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Matemática participam do X Encontro de Física do ITA

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2015, 14h12 | Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2015, 14h12

Entre os dias 06 e 10 de julho de 2015, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram do X Encontro de Física do ITA (X EFITA) que ocorreu em um dos auditórios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, (ITA), localizado na cidade de São José dos Campos - SP.

João, Adriana, Dérick Alves e Ariane, juntamente com o Prof. Dr. Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira, coordenador da comissão organizadora do X EFITAJoão, Adriana, Dérick Alves e Ariane, juntamente com o Prof. Dr. Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira, coordenador da comissão organizadora do X EFITA

O encontro envolveu temas como ensino de física, astrobiologia, nanofotônica, física de plasmas, mecânica quântica, nanoeletrônica, astrofísica, óptica, lasers e física atômica, trabalhados ao decorrer de vários seminários, minicursos, visitas e apresentações de painéis. Os quatro estudantes – Adriana de Andrade, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus e João Pereira Neto que são bolsistas de extensão e de iniciação científica do IFSP-Caraguatatuba – participaram do evento e apresentaram dois pôsteres acerca do ensino de física e de astronomia, relatando algumas das experiências que tiveram em suas atividades acadêmicas sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

Um dos pôsteres apresentados, intitulado “A contextualização da física para o ensino: reflexões acerca de um minicurso de astronomia”,teve a autoria de João Pereira Neto, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Eles analisaram um minicurso de astronomia ministrado durante três dias consecutivos em abril de 2015 e com uma carga horária total de 6 horas (2 horas por dia); ele foi aberto para alunos de ensino médio e estudantes de ensino superior, bem como para qualquer cidadão leigo interessado pelos temas. As estratégias para correlacionar as diferentes áreas envolvidas foram múltiplas: aulas expositivas, uso de vídeos e documentários, experimentos ópticos, etc. Os resultados desta pesquisa sobre as atividades acadêmicas realizadas permitiram mostrar como uma abordagem interdisciplinar dos conhecimentos científicos pode aproximar as pessoas da ciência.

Dérick, João e Ariane ao lado de seu pôster exposto no X EFITADérick, João e Ariane ao lado de seu pôster exposto no X EFITA

O outro pôster apresentado, intitulado “Ensino de indução eletromagnética por meio de uma bicicleta geradora de energia elétrica”, teve a autoria de Adriana de Andrade, João Pereira Neto e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de atividades de extensão. Adriana e João percorreram três escolas do litoral norte paulista com o experimento científico da Bicicleta Geradora de Energia (que transforma a energia muscular do ser humano em energia elétrica capaz de acender uma pequena lâmpada); nestas escolas os alunos puderam interagir diretamente com o experimento. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o ensino de conteúdos de física por meio do uso de experimentos científicos, torna a aprendizagem mais fácil, porque o aluno consegue escapar da aridez do abstrato e consegue visualizar a realidade concreta dos conceitos e leis científicos.

Adriana e João ao lado de seu pôster exposto no X EFITAAdriana e João ao lado de seu pôster exposto no X EFITA

As atividades programadas para o evento ocorreram das 8h30min às 18hs nos dias programados e foram organizadas por uma comissão de estudantes e professores do ITA. As palestras e cursos foram ministrados por professores da instituição e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dentre outros professores de universidades do estado, como a USP. O evento recebeu vários apoios e patrocínios que permitiram que os estudantes de fora da região de São José dos Campos se hospedassem em um hotel local durante a semana. As visitas técnicas ocorreram em várias empresas e instituições reconhecidas na cidade, tais como EMBRAER, ITA, INPE, IEav, AVIBRÁS e MECTRON; os participantes dividiram-se em turmas e realizaram-nas nos primeiros dias da semana.

No X EFITA, no total, foram ministrados 3 mini-cursos (“A Física Quântica e o Estado Sólido da Matéria”, “Física de Plasmas” e “A História do Universo”) e 11 seminários sobre diversos temas que são fruto de pesquisa acadêmica no âmbito do ITA.

Alunos e professores que participaram do X EFITAAlunos e professores que participaram do X EFITA

Um projeto educacional que chamou a atenção dos estudantes, chamado “sala inteligente”, é coordenado pelo Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano que apresentou-o aos participantes interessados. A sala inteligente é um laboratório de informática, ciências e multimídia que é pensado para trabalhos em grupos. Todo o material (exercícios, explicações, etc.) está disponibilizado num site, assim as atividades em sala são feitas para estimular o trabalho coletivo e fixar o conteúdo a ser ensinado, propiciando mais autonomia ao aluno para a aprendizagem. O trabalho foi pensado especialmente para o ensino de física, para auxiliar na aprendizagem, inclusive quando não é possível fazer a experimentação.

 

 

Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano juntamente com os alunos Dérick, Ariane e João.Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano juntamente com os alunos Dérick, Ariane e João.

Por fim os estudantes relataram que aproveitaram da melhor forma possível os temas abordados e aprenderam muito sobre as mais recentes pesquisas em áreas como astronomia, física quântica, tecnologia nanométrica e física de plasmas, entre outras, possibilitando novos horizontes de oportunidades de carreiras acadêmicas. Na avaliação dos estudantes, o evento foi bem organizado e eles foram muito bem recepcionados, tendo todo o apoio para a participação plena durante toda a sua programação (cursos, seminários, visitas técnicas, etc). Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link: http://evfita.ita.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página