Estudantes de Matemática participam de evento acadêmico no IFSP-Guarulhos

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 19h06 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 19h06

No dia 19 de maio de 2016, quinta-feira, 42 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), visitaram o câmpus de Guarulhos do IFSP onde participaram de atividades acadêmicas da VII Semana da Matemática e da Educação Matemática. Eles foram acompanhados por três docentes de seu curso: Profa. Dra. Natália Nassiff Braga, Prof. Me. Rafael Nogueira Luz e Prof. Me. Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro. Os alunos viajaram com um ônibus especificamente dedicado para esta visita, que saiu de Caraguatatuba por volta das 07:15 e chegou de volta ao IFSP-Caraguatatuba por volta das 20:40.

Estudantes e professores do IFSP-Caraguatatuba que estiveram no eventoEstudantes e professores do IFSP-Caraguatatuba que estiveram no evento

O propósito principal da Semana da Matemática e da Educação Matemática do IFSP-Guarulhos – que neste ano está em sua sétima edição e ocorreu entre os dias 16 e 20 de maio – é favorecer a discussão sobre temas pertinentes à formação inicial e continuada do professor de Matemática e ampliar o repertório dos estudantes de Licenciatura em Matemática.

Público presente às atividades acadêmicasPúblico presente às atividades acadêmicas

Pela manhã, entre 10:45 e 12:30 os presentes assistiram a palestra da Profa. Dra. Lourdes de La Rosa Onuchic, intitulada “A Licenciatura em Matemática e a formação do professor de Matemática fazendo uso da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas”. A doutora Lourdes é professora voluntária do Departamento de Matemática da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em Rio Claro (SP). A partir de uma discussão inicial sobre as características da Matemática e da Educação Matemática, ela procurou realizar uma reflexão mais aprofundada sobre propostas e metodologias para um ensino de Matemática que realmente procure formar um cidadão, apresentando uma Matemática com aplicações e ressaltando que, assim como outras ciências, ela não está engessada, mas é um campo de conhecimento que está em construção.

Professora Lourdes durante sua palestraProfessora Lourdes durante sua palestra

Após o almoço, entre 14:00 e 16:00, os presentes assistiram a palestra do Prof. Dr. Nilson José Machado – docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – intitulada “Ética e Educação: o equilíbrio para a transformação/conservação”. Segundo o professor Nilson, a educação realiza-se no espaço definido pelos eixos da conservação e da transformação. Mas para uma transformação consciente e consequente é preciso levar em conta os valores a serem conservados, pois os nossos projetos de vida são sustentados por estes valores. Isto ocorre então no terreno da Ética que deve balizar a discussão sobre quais leis/normas devem ser conservadas e quais leis/normas devem ser modificadas. Assim sendo, para o professor Nilson, é preciso na vida encontrar um equilíbrio entre os extremos da síndrome da Gabriela (”Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim”) e da síndrome do Raul Seixas (“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”).

Professores Nilson e Renato com estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessores Nilson e Renato com estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Após um intervalo para o café, às 16:30 o licenciando em Matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, Deive José Aparecido de Faria, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Atividades lúdicas como apoio ao ensino de Matemática”, elaborado em coautoria com a licencianda Roberta da Silva e com o Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior.

Deive na apresentação de seu trabalho acadêmicoDeive na apresentação de seu trabalho acadêmico

A participação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba em eventos como este colabora imensamente com a formação acadêmica e o amadurecimento intelectual deles. Após este dia agitado, durante o retorno para Caraguatatuba, diversos estudantes comentaram a respeito de sua satisfação pela possibilidade de participar deste tipo de evento, pela possibilidade de conhecer outro câmpus do IFSP e de interagir com estudantes de outro curso de Licenciatura em Matemática.