Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Licenciatura em Matemática apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 07h37 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 07h37

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2016, foram apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso de oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estudantes estes que estão terminando seu curso. Todos os oito trabalhos foram aprovados pelas suas bancas de avaliação. Cada trabalho foi avaliado por uma banca de três professores: o próprio orientador e outros dois professores escolhidos de acordo com os temas abordados.

O estudante Brenno Poyares Torrents de Goes Telles apresentou o seu trabalho intitulado “A relação entre a Língua Materna e a linguagem matemática dentro de algumas questões do ENEM” que foi orientado pela Profa. Ma. Jaqueline Lopes. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pela sua orientadora, pelo Prof. Me. Rafael Nogueira Luz e pela Profa. Ma. Amanda Maria Bicudo de Souza Almeida.

Brenno com os professores Rafael, Jaqueline e AmandaBrenno com os professores Rafael, Jaqueline e Amanda

O estudante Lucas Conelian de Oliveira apresentou o seu trabalho intitulado “Saberes com Fronteiras: Elucidando Alguns Aspectos do Programa Ciência sem Fronteiras nas Licenciaturas em Ciências Exatas e da Terra da Região Sudeste” que foi orientado pelo Profa. Ma. Jaqueline Lopes. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pela sua orientadora, pelo Prof. Me. Marcelo Rosa Hatugai e pela Profa. Ma. Marta Senghi Soares.

Lucas Conelian com professores Marcelo Hatugai, Jaqueline e MartaLucas Conelian com professores Marcelo Hatugai, Jaqueline e Marta

A estudante Pamela dos Santos Bezerra apresentou o seu trabalho intitulado “O ensino de Matemática nas séries iniciais: desafios e necessidades docentes” que foi orientado pelo Profa. Ma. Amanda Maria Bicudo de Souza Almeida. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pela sua orientadora, pelo Profa. Ma. Marta Senghi Soares e pela Profa. Dra. Natália Nassiff Braga.

Pamela apresentando seu trabalho para as professoras Marta, Amanda e NatáliaPamela apresentando seu trabalho para as professoras Marta, Amanda e Natália

O estudante Márcio Oliveira de Morais Junior apresentou o seu trabalho intitulado “Breve Introdução à Álgebra Geométrica (ou de Clifford)” que foi orientado pelo Prof. Me. Márcio André Traesel. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pelo seu orientador, pelo Prof. Me. Ronaldo Rodrigues Chaves e pelo Prof. Me. Jurandi Leão Santos.

Márcio Oliveira com professores Jurandi, Ronaldo e Márcio TraeselMárcio Oliveira com professores Jurandi, Ronaldo e Márcio Traesel

O estudante Júlio Manoel de Campos Souza apresentou o seu trabalho intitulado “Equações algébricas, resolução por radicais e a Teoria de Galois” que foi orientado pelo Prof. Me. Márcio André Traesel. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pelo seu orientador, pela Profa. Ma. Cristina Meyer e pelo Prof. Me. Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro.

Júlio apresenta seu trabalho para os professores Márcio Traesel, Cristina e Renato DouglasJúlio apresenta seu trabalho para os professores Márcio Traesel, Cristina e Renato Douglas

O estudante Wilton dos Santos Vieira apresentou o seu trabalho intitulado “A Música como Importante Recurso Didático para o Ensino da Matemática” que foi orientado pelo Prof. Me. Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pelo seu orientador, pelo Prof. Me. Ronaldo Rodrigues Chaves e pelo Prof. Me. Rafael Nogueira Luz.

Wilton com professores Ronaldo, Renato Douglas e Rafael NogueiraWilton com professores Ronaldo, Renato Douglas e Rafael Nogueira

A estudante Jaqueline Gonçalves Souza dos Santos apresentou o seu trabalho intitulado “Aprender brincando: Um relato de experiência sobre atividades lúdicas no ensino de matemática” que foi orientado pela Profa. Dra. Natália Nassiff Braga. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pela sua orientadora, pela Profa. Ma. Cristina Meyer e pelo Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior.

Jaqueline Santos com os professores Cristina, Natália e Luis AméricoJaqueline Santos com os professores Cristina, Natália e Luis Américo

O estudante Nelson Aparecido de Souza apresentou o seu trabalho intitulado “A contextualização da história da matemática no ensino da matemática” que foi orientado pelo Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior. A banca de avaliação de seu trabalho foi constituída pelo seu orientador, pela Profa. Dra. Natália Nassiff Braga e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Nelson com professores Natália, Ricardo Plaza e Luis AméricoNelson com professores Natália, Ricardo Plaza e Luis Américo

Uma das missões do Instituto Federal é formar mais e melhores professores para a educação básica, de modo que estes possam contribuir com a melhoria da qualidade de ensino fundamental e médio de nosso país. Tanto é assim que a lei que criou os Institutos Federais em 2008 previu que 20% das vagas de ingresso de estudantes nestas instituições deveriam ocorrer em cursos de formação de professores.

Todos os licenciandos que apresentaram seus TCCs, em breve, serão formalmente professores de matemática e estão de parabéns, pois foi uma longa caminhada desde o ingresso no curso até a apresentação do TCC. Alguns inclusive iniciarão cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado, enquanto outros ingressarão em carreiras públicas como docentes. A diversidade de temas abordados nos diferentes trabalhos revela a amplitude de interesses acadêmicos dos estudantes que estão se formando no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

O corpo docente e os estudantes da Licenciatura em Matemática agradecem o comparecimento da professora Amanda que lecionou no câmpus de Caraguatatuba do IFSP até o primeiro semestre de 2016 e, em seguida, se transferiu para o câmpus de Campos do Jordão do IFSP.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página