Início > Antigas > Estudante e professor do IFSP-Caraguatatuba participam de Feira das Profissões de Escola Estadual de Maranduba

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 05h01 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 05h01

Na manhã do dia 22 de outubro de 2016, um sábado, o estudante Matheus Luiz Romeo Pereira e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou, localizada no bairro do Sertão da Quina, em Maranduba, município de Ubatuba, representando o IFSP-Caraguatatuba na II Feira das profissões desta escola estadual. Matheus é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Eles estiveram acompanhados na Escola Áurea pela Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos que neste evento representou o Centro Universitário Módulo.

Professores Divina, Neia, Olivia, Ricardo e José Carlos na Escola ÁureaProfessores Divina, Neia, Olivia, Ricardo e José Carlos na Escola Áurea

Durante o evento os representantes do IFSP-Caraguatatuba puderam conhecer algumas pinturas do artista Sergio Filé que estavam expostas no saguão da escola como forma de divulgação cultural de seu trabalho de qualidade. Este pintor que reside no próprio bairro do Sertão da Quina produz trabalhos artísticos com diferentes técnicas, tais como aerografia e acrílico sobre tela.

Estudante Matheus, artista Sergio e professores Divina e Ricardo na Escola ÁureaEstudante Matheus, artista Sergio e professores Divina e Ricardo na Escola Áurea

O primeiro passo para a participação do IFSP-Caraguatatuba nestas atividades ocorreu quando o professor José Carlos da Rocha, da disciplina de biologia da escola Áurea e organizador da II Feira das Profissões, entrou em contato com o professor Ricardo Plaza convidando-o para participar do evento. O convite foi aceito e o professor Ricardo sugeriu que o bolsista Matheus o acompanhasse ao evento, visto que ambos moram em Maranduba. Ao chegarem na escola Áurea, eles foram recebidos pela vice-diretora Olivia Helena Rocha Alves dos Santos e pela professora Neia Correa. A Escola Áurea organizou uma recepção para todos os convidados durante o evento com um café da manhã que foi preparado especialmente para este objetivo. A valorização da educação e do ensino ministrado nas escolas públicas da região é fundamental para o seu desenvolvimento e o IFSP-Caraguatatuba pode colaborar com esta tarefa.

O professor Ricardo Plaza – que esteve presente ao evento – é o coordenador do curso de Licenciatura em Física que funcionará no período noturno (entre 19:00 e 22:35), no IFSP-Caraguatatuba, com duração de 4 anos e que iniciará a primeira turma de 40 alunos a partir de fevereiro de 2017. A seleção dos estudantes desde curso superior ocorrerá com o uso das notas do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação, que é realizado pela internet. Portanto, a partir de 2017, com o curso de Licenciatura em Matemática já oferecido desde 2011 no período matutino, serão dois cursos de qualidade de formação inicial de professores ofertados pelo IFSP-Caraguatatuba.

O programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba realiza ações educacionais científicas para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino, de modo a procurar apoiar iniciativas inovadoras na área da educação e no acesso à cultura. Gestores e professores de escolas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.