Bacharelado em Engenharia Civil


Sobre o Curso:

 

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estrutura. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

 

Carga horária do curso Duração Período
Carga horária mínima:
Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio + Atividades Complementares
4096,67h 10 semestres (5 anos) Integral
Carga horária máxima:
Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio + Atividades Complementares + Disciplinas Optativas
4571,68h

 

 1º Semestre 2017:

 

 

Corpo Docente:

 

 

Estrutura Curricular:

 

 

Regulamento do Laboratório Integrado De Engenharia Civil (LIEC)

 

PDI:

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.

 

Portal da CAPES:

http://www.capes.gov.br/

Normas e Periódicos:

 

 

  • Principais bases:

 

 

 

    • Tutoriais para busca nas bases:

 

 

 

E-mail da Coordenação do Curso:

 

  • eng@ifspcaraguatatuba.edu.br