Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cursos de Piscicultura e Horticultura

Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 07h44 | Última atualização em Terça, 09 de Dezembro de 2014, 07h44

Nos dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2014 o IFSP campus Caraguatatuba ofereceu o curso de Piscicultura Marinha e nos dias 10 a 12 de novembro de 2014 o curso de horticultura orgânica. Estes cursos fazem parte do Projeto “Agregação de valor ao pescado da pesca artesanal e desenvolvimento da aquicultura no Litoral Norte de São Paulo”, que tem apoio do CNPq. O curso de Piscicultura foi ministrado pelo pesquisador Dr. Eduardo Gomes Sanches do Instituto de Pesca e o de horticultura pelo Professor Dr. Marcos Eduardo Paron do IFSP campus São Roque.

Participantes do curso de horticulturaParticipantes do curso de horticultura

O curso de horticultura abordou os temas: agricultura familiar, hortas e agroecologia, sementes e mudas, métodos e técnicas de produção orgânica, biofertilizantes, manejo ecológico da água e do solo, olericultura e mercado de hortaliças orgânicas. O curso também contou com a presença do fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Dr. Marcelo Silvestre Laurino que explicou quais são as regras para a certificação orgânica.

O curso de piscicultura abordou os temas: situação atual e perspectivas para o cultivo de peixes marinhos no Brasil; sistemas de produção de peixes marinhos: tanques escavados, tanques-rede e sistemas de recirculação de água salgada; principais espécies com potencial para produção comercial; técnicas de reprodução, larvicultura e engorda para a produção comercial de peixes marinhos; impactos ambientais da atividade; processo de licenciamento da atividade e viabilidade econômica dos principais sistemas de produção em piscicultura marinha.

Professor Marcos Paron, a esquerda, junto com os participantes do curso de .Professor Marcos Paron, a esquerda, junto com os participantes do curso de .

O IFSP campus Caraguatatuba sedia o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura (NUPA) – Sudeste V. Os cursos de extensão oferecidos à comunidade visam a efetivação da Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página