Início > Antigas > Curso Técnico em Edificações representa o Câmpus na V Mostra de Trabalhos Técnicos da UNICAMP.

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2015, 08h34 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2015, 08h34

No dia 24 de setembro ocorreu a V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos do Colégio Técnico de Campinas, vinculado à UNICAMP.  O Colégio Técnico de Campinas, objetivando despertar e incentivar vocações cientificas e tecnológicas aos alunos do ensino médio e técnico, promove anualmente esta importante Mostra de trabalhos.

Foto 1Foto 1O Curso Técnico em Edificações do Câmpus Caraguatatuba apresentou trabalhos na modalidade pôster e protótipo. Os trabalhos foram avaliados através de dois examinadores do evento, os quais arguiram os alunos sobre a importância dos temas apresentados e a viabilidade das respectivas pesquisas.

Na modalidade pôster, a aluna do 4º módulo Roberta Perez, apresentou o trabalho sobre a adição de resíduos de rochas ornamentais na produção de tijolos de solo-cimento, e o aluno Edierk Barreto apresentou o tema sobre a adição de papel kraft na produção de tijolo de solo-cimento; ambos os trabalhos foram iniciados com a orientação do prof. José Américo A. S. Filho, que realiza pós doutoramento na Itália, e tiveram a condução e orientação final do prof. Samir Fagury, que acompanhou os alunos durante as apresentações.

Foto 4Foto 4

Outro trabalho apresentado na modalidade pôster foi sobre um importante estudo comparativo entre alvenaria com tijolos ecológicos e alvenaria convencional, apresentado pelo aluno Victor Brunieri, trazendo dados interessantes sobre a viabilidade de materiais alternativos na construção civil. Este trabalho foi orientado pela profa. Silvete Mari Soares.

FOTO 5FOTO 5

Já na modalidade Protótipo, o Aluno Jocimir da Silva, também orientado pela profa. Silvete Mari Soares, defendeu também através de explanações aos examinadores, o trabalho intitulado Modelo estrutural qualitativo como instrumento didático no curso técnico em Edificações. Este trabalho apresenta, através de modelos deformáveis, o comportamento de estruturas de concreto no instante que as mesmas sofrem deformações em função da aplicação de esforços. Um importante instrumento didático para a assimilação de conhecimentos nas disciplinas que envolvem teorias estruturais na construção civil.

FOTO 6FOTO 6

Na oportunidade, o prof. Leandro Peixoto, docente do Curso Técnico em Edificações e Coordenador de Pesquisas do IFSP Câmpus Caraguatatuba também esteve acompanhando os alunos em suas apresentações. Vale lembrar que todos os alunos são bolsistas do IFSP Câmpus Caraguatatuba.

Foto 2Foto 2

Segundo o prof. Samir Fagury, a experiência vivenciada por estes alunos traz uma importante contribuição à formação pessoal e profissional de cada um deles, a oportunidade de apresentar dados gerados em meses de pesquisa é sempre salutar, trazendo satisfação e sentimento de dever cumprido.

FOTO 8FOTO 8“Os professores sentem-se orgulhosos em presenciar os alunos apresentando os resultados das pesquisas desenvolvidas no Câmpus; é uma oportunidade única que nossos alunos têm de conviver no meio científico e perceberem a importância das pesquisas para o avanço das tecnologias desenvolvidas no Brasil.” Comentou a prof. Silvete Mari Soares, Coordenadora do Curso Técnico em Edificações.FOTO 10FOTO 10