Curso Técnico em Edificações realiza visita técnica na Pedreira Massaguaçu

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 14h06 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 14h06

No dia 22 de outubro, sábado, os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na Pedreira Massaguaçu. A Visita foi conduzida pelos professores Elaine Barreto e Samir Fagury, e pela Técnica de laboratório Julia Barale, sendo orientada pelos técnicos em Edificações da pedreira Marcio Cordeiro Arruda e Fernando Teixeira Gama.

A visita teve o objetivo de complementar os conhecimentos teóricos apresentados em classe nas disciplinas práticas, no Laboratório de Construção Civil e no canteiro de obras do câmpus. As disciplinas práticas de construção civil do curso técnico em Edificações são ofertadas nos três primeiros módulos do curso, e apresentam conteúdos que vão desde noções de fundações, passando pela execução de alvenarias, fôrmas de madeira e armações de aço, revestimentos, instalações prediais e chegando ao telhado e cobertura das edificações.

História da pedreira:

Em 1945 houve a aquisição da área da pedreira pelo imperador Hiroto do Japão, para o programa de instalação de mão de obra japonesa no período pós-guerra. Em 1958 iniciou-se como pedreira Galvão, produzindo brita de granito para construção civil. Em 1970 passou a se chamar Massaguaçu S/A, e desde então fornece materiais pétreos para a construção civil, em toda região, de São Sebastião até Paraty. Atualmente a empresa também fornece concreto usinado, diversos tipos de estacas para fundações, guias, pavers sextavados, blocos de concreto, etc.

Os professores Samir Fagury e Elaine Barreto, responsáveis pela disciplina Práticas de Construção Civil II, orientaram os alunos sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacetes e calçados adequados ao longo da visita, sendo estes alguns itens obrigatórios na participação das aulas práticas, tanto no Laboratório de Construção Civil, quanto nos canteiros de obras do câmpus.

Durante a visita os alunos puderam conhecer um viveiro de mudas para reflorestamento, mantido pela empresa, e implantado pela professora Elaine, quando engenheira da empresa, no sentido de repor as espécies nativas da região; logo após os alunos conheceram a lavra da pedreira, onde são retiradas as rochas para britagem. Neste instante o técnico Marcio pôde fornecer maiores detalhes sobre o procedimento técnico de extração de rochas.

Em seguida os alunos foram conduzidos à usina de concreto da empresa, recebendo informações sobre o processo de dosagem, quantidade de cimento, água, agregados e aditivo em cada classe de concreto produzida. Continuando a visita, foi apresentado também o pátio de produção de pré-moldados, como estacas e guias, finalizando a visita com a apresentação do laboratório de análises da empresa.

A professora Elaine Barreto, informou que estas visitas técnicas têm como objetivo contribuir positivamente com a futura profissão dos alunos do curso, demonstrando a realidade fora de sala de aula.

O professor Samir Fagury finaliza dizendo que, nos últimos anos, o mercado do setor de agregados para a construção civil tem crescido consideravelmente na região, com as grandes obras que estão sendo realizadas, com isso nossos alunos percebem mais um nicho comercial a ser explorado tanto como estágio e até mesmo para contratação como Técnicos em Edificações.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso Técnico em Edificações, agradece aos diretores e funcionários da Pedreira a oportunidade da visita, e ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.