Início > Antigas > Curso de Produção de Surimi e Derivados

Curso de Produção de Surimi e Derivados

Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2014, 12h21 | Última atualização em Quinta, 18 de Setembro de 2014, 12h21

No período de 25 a 28 de agosto o IFSP  - campus Caraguatatuba, ofereceu o curso de Produção de Surimi e Derivados. Este curso faz parte das atividades do Projeto Agregação de Valor ao Pescado da Pesca Artesanal e Desenvolvimento da Aquicultura no Litoral Norte de São Paulo, desenvolvido pelo NUPA (Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura),  e financiado pelo CNPq.

Curso de Produção de Surimi e DerivadosCurso de Produção de Surimi e Derivados

Os alunos aprenderam a importância das boas práticas na preparação de alimentos, a composição química do pescado e as formas mais adequadas de armazenagem deste produto. Aprenderam também a elaborar pratos que tem como base o surimi, entre eles: pamonha de peixe, quindim de peixe, fish nuggets, quibe de peixe, entre outros.

Os professores do curso foram os alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Janeiro (Vinícius Ferreira da Silva Félix, Allan Figueiredo Machado, Fabieni Augusto da Silva e Flávia Gabel Guimarães) que fazem parte da equipe da Profª Drª Ana Lúcia do Amaral Vendramini, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos. No dia 29 de agosto aconteceu o curso de Introdução ao Cultivo de Algas e Extração de Carragena, ministrado pelo Prof. Me Maurício Roque da Mata, também da UFRJ, e coordenador do Projeto Garoupa, que abordou o tema de cultivo e a prática foi abordada pelos alunos citados anteriormente. O projeto é coordenado pela Prof. Drª Janice Peixer.