Início > Antigas > Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba realiza sua aula inaugural

Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba realiza sua aula inaugural

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 20h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2016, 20h36

Na tarde do dia 02 de maio de 2016, segunda-feira, ocorreu o primeiro dia de aula do cursinho popular do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O Cursinho Popular foi uma iniciativa tomada por um grupo de docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba, equipe esta coordenada pela Dra. Natália Nassiff Braga, que apresentou no final de 2015 uma proposta de acordo com o edital No 593, de 28 de outubro de 2015, da Pró-Reitoria de Extensão (Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP), para a implementação de uma turma (com 40 alunos) de cursinho popular pré-universitário e preparatório para Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) no IFSP-Caraguatatuba, para funcionar no período vespertino.

Os 40 alunos deste cursinho popular são todos alunos ou ex-alunos de escolas públicas. Após a inscrição de 161 interessados em estudar neste cursinho popular, foram sorteados os 40 nomes dos alunos da turma do Cursinho Popular que começou a ter aulas no início de maio.

Já os professores-bolsistas (de extensão) que lecionarão as aulas do cursinho foram selecionados dentre estudantes de cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba interessados e que mostraram ter o perfil adequado para este trabalho.

Neste primeiro dia de aula, os alunos foram recebidos na sala 210 do prédio do IFSP pela equipe de professores-bolsistas, juntamente com a Prof.ª. Dra. Natália Nassiff Braga e a Prof.ª. Ma. Jaqueline Lopes, professoras orientadoras da equipe do IFSP que elaborou o projeto. Todos os membros da equipe se apresentaram aos alunos e na sequência a professora Natália explicou o que é o cursinho popular e qual o seu objetivo.

Na sequência, os alunos assistiram uma palestra sobre motivação ministrada pelo Prof. Me. Roberto Costa Moraes, do próprio IFSP-Caraguatatuba, que abordou vários aspectos acadêmicos interessantes sobre este tema, inclusive, apresentando exemplos da sua própria trajetória de vida.

Os alunos então, em pequenos grupos realizaram um tour pelos diferentes espaços do prédio do IFSP, acompanhados pelos professores-bolsistas, para conhecer melhor o local onde estudarão. Ao retornarem à sala 210 eles foram recebidos com um lanche (“comes e bebes”), preparados pela equipe com o objetivo de promover uma confraternização, em um intervalo das atividades planejadas para este tarde.

Após este intervalo das atividades acadêmicas propriamente ditas, iniciou-se uma dinâmica especialmente planejada para que os alunos e professores se conhecessem e se apresentassem. A cada um foi solicitado que escrevesse três afirmações sobre si mesmo, sendo que duas deveriam ser verdadeiras e uma falsa. Após cada um ler em voz alta as três afirmações, os presentes deveriam tentar deduzir qual era a afirmação falsa sobre cada colega. Todos se descontraíram bastante com tal dinâmica!

Antes do término das atividades curriculares previstas para este primeiro dia de aula, foi dado espaço para que alguns alunos comentassem para os colegas em voz alta a respeito do curso superior que gostariam de estudar, bem como das universidades pelas quais tinham interesse.

Finalmente, já ao anoitecer os alunos desceram até o pátio do IFSP, para assistir a apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Caraguatatuba. Os músicos presentes sob a regência do maestro Jesus Salatiel Santos tocaram um repertório diversificado. O historiador Cristian Machado – que também é roqueiro – cantou e acompanhou a orquestra em algumas músicas, como foi o caso dos clássicos “Born to be wild” e “We are the champions”.

Toda a equipe de professores, servidores e bolsistas do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba saúda os 40 alunos desta que é a sua primeira turma e os incentiva a se dedicarem às aulas e às tarefas solicitadas nesta trajetória em busca da realização de seus sonhos, bem como a se envolverem nas atividades que buscam uma ampliação da consciência cidadã sobre o mundo em que vivem.