Concurso “Pontes de Macarrão” aconteceu no IFSP durante a SNCT-2016

Publicado: Sábado, 22 de Outubro de 2016, 07h42 | Última atualização em Sábado, 22 de Outubro de 2016, 07h42

No dia 19 de outubro de 2016, quarta-feira, pela noite, a partir das 19h, aconteceu o tradicional concurso “Pontes de Macarrão” no laboratório de construção civil do curso técnico em Edificações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), como uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2016. Este concurso é tradicionalmente promovido e organizado pelos professores da área de edificações que cooperaram intensamente entre si para o seu sucesso. Neste ano, além dos estudantes das turmas do curso técnico em edificações, participaram também os estudantes do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática que fazem a disciplina “Interface da Matemática com a Física 2” lecionada pelo Prof. Me. Jurandi Leão Santos.

Isabella e Wallace, vencedores do concurso, juntamente os professores Jurandi e ElaineIsabella e Wallace, vencedores do concurso, juntamente os professores Jurandi e Elaine

O professor que centralizou a coordenação do concurso “Pontes de Macarrão” neste ano de 2016, foi o Prof. Me. Samir Costa Fagury, que contou com o apoio dos professores Emerson Roberto de Oliveira e Elaine Regina Barreto, e da servidora técnico-administrativa Julia D’Agostino Barale para a realização dos ensaios. Professores de diferentes áreas estiveram presentes ao evento deste ano. Os vencedores do quesito “ponte mais resistente” deste concurso em 2016 foram os licenciandos em matemática Isabella Noima Alves e Wallace Luann de Azevedo Rolim, alunos de física do professor Jurandi.

Servidora Julia realizando o ensaio destrutivo em uma ponte de macarrãoServidora Julia realizando o ensaio destrutivo em uma ponte de macarrão

O concurso visa basicamente executar um teste de carga (levando a estrutura à ruína por meio de um ensaio destrutivo) de uma ponte elaborada com macarrão tipo espaguete número 8 e cola, vencendo um vão livre de 0,5 m e apoiada, nas duas extremidades, por tubos de PVC. Um pequeno pedaço de barra de aço 8 mm é fixada no ponto central da ponte; nesta barra são fixados os pesos do ensaio de modo crescente. Uma das regras mais importantes é que o peso total da ponte não pode superar 1,0 kg.

Alunos reunidos observam a preparação para mais um ensaio destrutivo de uma ponte de macarrãoAlunos reunidos observam a preparação para mais um ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão

Cada grupo para participar do concurso teve que entregar um pacote de 500 g do mesmo macarrão utilizado na ponte, na data do ensaio para ser doado a uma instituição de caridade da cidade de Caraguatatuba.

Algumas das pontes de macarrão de alunos que participaram do concursoAlgumas das pontes de macarrão de alunos que participaram do concurso

Basicamente, para apontar os vencedores, são levadas em consideração, as características da própria ponte e a massa máxima suportada pela ponte antes de ruir. As pontes mais belas também foram premiadas no quesito “estética”, que foi julgado por sete professores, levando em conta a formação de cada um, entre arquitetos e engenheiros.

O concurso de pontes de macarrão remete diretamente aos ensinamentos de praticamente todas as disciplinas da área de Edificações, já que o trabalho em equipe, o planejamento, o conhecimento sobre os materiais de construção e a avaliação estrutural dos modelos avaliados são pontos extremamente importantes para o sucesso das equipes. Neste ano, em especial, com abrangência para outros cursos do câmpus, percebeu-se que, de fato, o trabalho em equipe foi um grande diferencial.

O clima nesta noite foi verdadeiramente contagiante, com todos os grupos participando efusivamente do concurso. Atividades como esta colaboram imensamente com a formação científica e tecnológica dos estudantes do IFSP, pelo fato de poderem unir teoria e prática e de aproximarem os conhecimentos científicos de suas aplicações, conferindo vida ao saber adquirido.