Colóquios discutem teoria da relatividade e observação de meteoros - SNCT 2014

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2014, 14h27 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2014, 14h27

No dia 14 de outubro de 2014, pela manhã, foram realizados dois colóquios no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba. Os colóquios discutiram temas relacionados à teoria da relatividade e à observação de meteoros. Ambos os eventos foram organizados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contaram com o apoio da professora Amanda Maria Bicudo da Silva para a sua plena realização. Eles ocorreram no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que aconteceu entre 13 e 17 de outubro de 2014, no IFSP campus Caraguatatuba.

Professor Iuda Goldman durante sua apresentação.Professor Iuda Goldman durante sua apresentação.

O primeiro colóquio foi ministrado pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), tendo como título “Einstein, 1905: a descoberta do espaço-tempo”. O professor Iuda apresentou uma série de transparências a respeito da importância da relatividade geral para a interpretação do universo e do modo como historicamente esta teoria foi desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein, bem como sobre a forma como esta teoria foi comprovada experimentalmente. A apresentação procurou enfatizar também a maneira como a Teoria da Relatividade modificou a visão da física a respeito do espaço e do tempo, unificando-os no conceito de espaço-tempo quadridimensional.

Eduardo Plácido Santiago em sua apresentação.Eduardo Plácido Santiago em sua apresentação.

Eduardo Plácido Santiago ministrou o segundo colóquio, com o título “BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros”. Eduardo vem se dedicando à observação de meteoros na região do litoral norte de São Paulo e apresentou vários slides explicativos sobre as diferentes formas de observar meteoros, com um destaque especial sobre o uso de câmeras com este objetivo. Eduardo participa ativamente da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e, durante sua apresentação, ele explicou a respeito da importância científica desta rede de observação de meteoros e sobre outras redes como esta que existem no exterior.

O público presente consistiu-se de muitos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, além de alunos de outros cursos do IFSP e da ETEC-Caraguatatuba, de professores e servidores das duas instituições e de interessados em geral.