Início > Antigas > Colóquio sobre história e cultura africana e afro-brasileira

Colóquio sobre história e cultura africana e afro-brasileira

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 05h54 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2014, 05h54

No dia 19 de novembro de 2014, a mestra em educação pela Unicamp, Caroline Felipe Jango Feitosa, ministrou o colóquio intitulado “História e cultura africana e afro-brasileira: prática docente”, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba. No público presente estavam docentes e servidores administrativos do IFSP, bem como estudantes do próprio Instituto.

Professora Caroline durante o ColóquioProfessora Caroline durante o Colóquio

A professora Caroline iniciou por apresentar questões sobre a história da cultura africana e afro-brasileira e sobre a luta contra o racismo em nosso país, inclusive em termos da legislação, ressaltando alguns mitos ainda existentes, como o da democracia racial. Foram discutidos também dados estatísticos que revelam a situação de profunda desigualdade racial existente no Brasil e foram apontadas algumas ações afirmativas existentes com o objetivo de tentar superar este cenário, como o caso da política de cotas nas universidades públicas.

Público presente ao colóquioPúblico presente ao colóquio

Uma dos slides da apresentação mostrou os rostos de brasileiros afro-descendentes que se destacaram em diversas áreas profissionais ao longo da história, com a proposta de que o público presente tentasse identificar alguns deles. A palestrante também procurou refletir a respeito das representações que temos a respeito do continente africano, seus países e seus habitantes. Um enfoque especial foi dado para as atividades de extensão, de pesquisa e de ensino que podem ser tomadas no âmbito de uma instituição como o IFSP com respeito a essa questão.

Professora Caroline juntamente com o Pró-Reitor Wilson de Andrade MatosProfessora Caroline juntamente com o Pró-Reitor Wilson de Andrade Matos

Antes do término da apresentação, o Pró-Reitor de Extensão do IFSP, professor Wilson Andrade Mattos, relatou, de forma concisa, as ações institucionais inclusivas que estão sendo levadas a cabo com o objetivo de combater o racismo e aumentar a diversidade étnica e social no IFSP, o que, inclusive, colabora de modo decisivo para um ambiente mais propício para a pesquisa, segundo mostram diversos estudos. Ao final, a Profª. Dra. Natália Nassiff Braga, do corpo docente do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP campus Caraguatatuba, agradeceu à professora Caroline pelo importante colóquio que foi ministrado.