Colóquio no IFSP discute sobre Projeto Garoupa

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 09h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2015, 09h27

No dia 25 de março de 2015, quarta-feira, pela manhã, ocorreu o Colóquio “Projeto garoupa e educação ambiental” no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus de Caraguatatuba. A bióloga Monique Tayla Gabriel Ferreira proferiu o Colóquio que teve como público os estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba.

Bióloga Monique Tayla Gabriel FerreiraBióloga Monique Tayla Gabriel Ferreira

O Projeto Garoupa tem como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental em municípios do litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. A Petrobrás patrocina este projeto. Mais informações sobre o projeto garoupa podem ser obtidas em www.projetogaroupa.org

Monique Tayla junto com estudantes, professores e servidores do IFSP.Monique Tayla junto com estudantes, professores e servidores do IFSP.

A garoupa é um peixe ameaçado de extinção e que é encontrado cada vez mais raramente na região do litoral norte de São Paulo. A biologia e de modo mais amplo as ciências ambientais são áreas do conhecimento que apresentam uma grande interface com a matemática e a estatística, sobretudo no trabalho de análise e tratamento estatístico de uma grande quantidade de dados e no trabalho de modelagem matemática para tentar compreender a evolução de comportamentos e características ambientais. A palestrante Monique deu ênfase em sua apresentação às ameaças atuais à biodiversidade existente na área marítima do litoral norte de São Paulo. Um tema em específico discutido foi sobre os animais ameaçados de extinção e sobre o que exatamente caracteriza uma ameaça de extinção. Alguns dos principais ecossistemas costeiros foram abordados durante o colóquio: o manguezal, a Mata Atlântica, a restinga e o costão rochoso. Além disso, o Colóquio enfatizou a importância de praticar os chamados 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), sobretudo com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo e de resíduos sólidos produzidos pela sociedade.