Início > Antigas > Colóquio discute a história do curso de Matemática do IFSP Caraguatatuba

Colóquio discute a história do curso de Matemática do IFSP Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 12h42 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2015, 12h42

No dia 4 de março de 2015, às 10h35min, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, ocorreu o Colóquio “Um pouco da história do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba”. Este Colóquio foi ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com três estudantes que ele orienta atualmente em trabalhos de pesquisa: Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade e João Pereira Neto. O público presente ao Colóquio consistiu de alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba, sobretudo dos estudantes calouros. O seu principal objetivo foi colaborar para que estes estudantes consigam compreender melhor a história do curso para o qual foram selecionados pelo SISU.

Professor Ricardo e alunos que ministraram o colóquioProfessor Ricardo e alunos que ministraram o colóquio

Durante o Colóquio foram apresentadas várias informações a respeito da história do Instituto Federal de São Paulo como um todo e do campus de Caraguatatuba em particular. Foi feito também um panorama do curso de Licenciatura em Matemática desde a sua gênese em 2010 até a obtenção do conceito 4 (numa escala de 1 a 5) pela avaliação do MEC que foi realizada no final do ano de 2014, com uma ênfase especial nas diversas conquistas que ocorreram ao longo dos anos: expansão do PIBID, bolsas de iniciação científica, projetos de extensão, estudantes enviados para estudar no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras, etc.

Público presente ao ColóquioPúblico presente ao Colóquio

Na parte final do colóquio, três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática apresentaram um pouco do trabalho de pesquisa que já realizaram até o momento. O aluno Lucas relatou as pesquisas sobre Polinomiografia que realizou sob a orientação do Prof. Dr. Iraj Kalantari, do departamento de matemática da Western Illinois University (EUA), durante a estadia de um ano e meio nos Estados Unidos pelo “Ciência sem Fronteiras” (CsF). Em seguida, a aluna Adriana, que em 2014 foi bolsista do projeto de extensão “Educação ambiental e científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, expôs resultados das suas atividades de pesquisa envolvendo o jogo de xadrez e suas possibilidades educacionais, inclusive mostrando aos alunos presentes o site projetoxadrez.com.br desenvolvido por ela com este objetivo. Finalmente, João, que é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, programa de bolsas do CNPq, descreveu resumidamente o trabalho de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido por ele até o momento, trabalho este que tem como linhas condutoras o ensino de física, a divulgação científica e a história da ciência.