Cinedebate discutiu filmes sobre a história das lutas pelos direitos das mulheres

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 11h02 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 11h02

No dia 25 de agosto de 2016, quinta-feira, pela tarde e de noite, ocorreu mais uma sessão dupla de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida por debate – de dois filmes que trataram da história das lutas das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos: “As sufragistas” e “Histórias cruzadas”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Aline da Silva Oliveira, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Juan Carlos Guilherme Orellana, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, Lucas Isper e Mayra Dantas Bueno) e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

[caption id="attachment_14941" align="aligncenter" width="429"]Cinedebate 1Cinedebate 1 Alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebate

[/caption]

Este cinedebate contou com a participação também da Profa. Ma. Priscila Cristini dos Santos, da área de Recursos Naturais do IFSP-Caraguatatuba, e da professora-bolsista Juliana Caroline da Silva Souza, do Cursinho Popular. No público presente no auditório estavam, sobretudo, estudantes do Cursinho Popular e de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba, bem como interessados da comunidade externa.

[caption id="attachment_14942" align="aligncenter" width="429"]Cinedebate 2Cinedebate 2 Professores Ricardo e Priscila[/caption]

Em particular estiveram presente prestigiando esta atividade, quatro estudantes do curso de pedagogia do Centro Universitário Módulo: Katia Arantes Martins, Priscila Domingos Rodrigues, Amanda Camargo dos Santos e Aline Alves de Oliveira.

[caption id="attachment_14943" align="aligncenter" width="429"]Cinedebate 3Cinedebate 3 Professor Ricardo Plaza com estudantes do curso de Pedagogia do Módulo[/caption]

O filme “As Sufragistas” (exibido a partir das 16:00) relata a história do movimento de luta pelo voto feminino na Inglaterra, no início do século XX. Um trailer legendado deste filme pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=R8le4sZHRdE. O termo “sufragista” vem da palavra “sufrágio” que significa eleição ou pleito ou voto. Trata-se da história real do movimento pelo direito de voto para as mulheres. Após o filme, a professora-bolsista Juliana iniciou o debate fazendo uma explanação introdutória a respeito das várias vertentes do movimento feminista. Ocorreram em seguida várias contribuições para as discussões. Foi ressaltado pelos presentes que sempre que há uma situação de flagrante iniquidade é importante se levantar e lutar contra esta injustiça. Em particular, foi lembrado que o atual governo federal tem tomado medidas amargas contra a educação pública, cortando drasticamente as verbas para ensino, pesquisa e extensão, de modo a inviabilizar atividades fundamentais de institutos e universidades federais: por exemplo, foram cortados recursos para a realização de congressos acadêmicos e foi reduzido significativamente o número de bolsas de iniciação científica ofertadas, em relação aos anos passados. Estas decisões provocarão consequências terríveis para a educação brasileira. Para diversos dos presentes, esta é uma situação que com certeza merece o engajamento de todos os cidadãos que estejam dispostos a lutar e resistir para que ela seja revertida.

Alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebate (em particular, Rafael e João), no início desta tarde montaram três telescópios com o objetivo de realizar observações do céu noturno, mas infelizmente a noite esteve com muitas nuvens desde o seu início, e não foi possível usar os telescópios para a observação de planetas, por exemplo.

[caption id="attachment_14940" align="aligncenter" width="429"]Cinedebate 4Cinedebate 4 Bolsistas com telescópios no pátio externo do IFSP[/caption]

O filme “Histórias cruzadas” (exibido a partir das 19:00), cujo título em inglês é “The Help” (que significa “A ajuda”) se passa nos anos 1960 no sul dos Estados Unidos, quando uma jovem escritora decide escrever um livro relatando o ponto de vista de empregadas domésticas negras de famílias brancas para as quais elas trabalhavam. O filme mescla duas questões: a luta pela emancipação feminina e a luta pelos direitos civis dos cidadãos negros nos EUA. Um trailer legendado deste filme pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=AhZ01cpI4xQ.

As sessões de cinedebates são organizadas pelos bolsistas do professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.