Cinedebate discutiu filme sobre racismo

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h46 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h46

No dia 18 de maio de 2016, pela tarde, a partir das 15:30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), aconteceu um cinedabate, com a exibição – seguida pelo debate – do filme “Vista a minha pele”. Esta sessão de cinedebate fez parte da Semana Cultural que ocorreu no IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com seus bolsistas que organizaram o cinedebateProfessor Ricardo Plaza com seus bolsistas que organizaram o cinedebate

Esta atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o programa de Extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e contou com o apoio da sua equipe de bolsistas deste programa de Extensão (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha, Adilson Alves de Oliveira Junior, Matheus Luiz Romeo Pereira, Sérgio Galdino da Silva Junior e Monica Tieko Tamaki) e de bolsistas de projetos de Iniciação Científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos). A servidora Mariana Ricatieri, que é pedagoga, ajudou também de modo decisivo, a organizar o evento. Os estudantes do Cursinho Popular e dos cursos Técnicos do IFSP estiveram presentes em peso a esta atividade.

Público presente no cinedebate sobre o filme “Vista a minha pele”Público presente no cinedebate sobre o filme “Vista a minha pele”

“Vista a minha pele” é um curta-metragem (de 24 minutos) de produção nacional que mostra uma sociedade “invertida” em relação a nossa sociedade atual; nesta sociedade, os negros compõem a chamada classe dominante e a elite que tem acesso a bens e ao capital, enquanto os brancos estão na base da pirâmide social, são discriminados e passam por dificuldades econômicas para a sobrevivência do dia-a-dia. O objetivo de “Vista a minha pele” é o de fazer o espectador se colocar literalmente na pele do outro, no caso dos negros que cotidianamente vivem situações de discriminação e exclusão social, o que está associado ao sentimento de empatia. Esta experiência de “alteridade”, ao colocarmo-nos na posição do outro, possibilita-nos ver aquilo que antes nem poderíamos ter imaginado.

Esta animação foi dirigida por Luiz Bolognesi que após uma pesquisa com profissionais de diferentes áreas, procurou unir neste trabalho as suas duas grandes paixões, os quadrinhos e a história do Brasil. Este filme aborda temas complexos que envolvem política, preconceito e questões comportamentais e pode ser assistido gratuitamente no site Youtube.

Cena do filme “Vista a minha pele”Cena do filme “Vista a minha pele”

O debate que ocorreu após o filme foi intenso e contou com a participação de muitos dos alunos presentes que destacaram a importância da luta contra o racismo; ressaltaram também que é fundamental refletir sobre atitudes de nosso cotidiano – e nas redes sociais – que evidenciam de modo escancarado o preconceito e a desigualdade racial que ainda são fortes em nosso país.

Comentário preconceituoso em rede social que foi discutido durante o debateComentário preconceituoso em rede social que foi discutido durante o debate

Uma das questões discutidas durante o debate foi a respeito das representações que as pessoas fazem sobre o perfil de cada profissional, como as médicas e as empregadas domésticas. O exemplo – apresentado no debate – de preconceito veiculado em redes sociais envolveu o caso de médicos e médicas negros que vieram de Cuba para trabalhar em regiões carentes do país – e com altos índices de vulnerabilidade social – pelo programa “Mais médicos” do Governo Federal. Quando este programa começou a funcionar, ocorreram comentários, em redes sociais, de que as médicas cubanas teriam “cara” de empregadas domésticas, o que de forma pouco sutil revela o racismo que ainda prevalece nas mentes de uma parcela dos brasileiros. Isto demonstra também a importância de eventos – como a Semana Cultural do IFSP – que estejam dispostos a discutir o combate ao racismo.

As sessões de cinedebates são organizadas pela equipe do professor Ricardo Plaza tanto no auditório do próprio IFSP, quanto em espaços das escolas públicas da região do litoral norte de São Paulo. Seu objetivo principal é proporcionar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.