Cinedebate discutiu filme francês “A família Bélier”

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 06h26 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 06h26

No dia 17 de agosto de 2016, quarta-feira, pela manhã, a partir das 10:30, ocorreu mais um cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida por um debate – do filme francês “A família Bélier”. Estiveram presentes, na organização deste cinedebate, bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Aline da Silva Oliveira, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior e Juan Carlos Guilherme Orellana) e bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Bolsistas que organizaram o cinedebate juntamente com o professor Ricardo PlazaBolsistas que organizaram o cinedebate juntamente com o professor Ricardo Plaza

Este cinedebate contou com a participação também da Profa. Ma. Priscila Cristini dos Santos e dos servidores técnico-administrativos Danilo Monteiro da Silva e Bernardina Francisca de Miranda. No público presente no auditório estavam, sobretudo, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP.

Bernardina, Priscila, Ricardo e DaniloBernardina, Priscila, Ricardo e Danilo

O filme “A família Bélier” é uma comédia dramática que foi lançada no ano 2014 e foi dirigida por Eric Lartigau. Mais informações detalhadas sobre esta película (em inglês) podem ser obtidas em: http://www.imdb.com/title/tt3547740/?ref_=fn_al_tt_1. Basicamente a sua trama trata de uma família na região rural francesa que vive da produção e venda de queijos. A jovem filha Paula, que descobre ter um talento grande como cantora, tem a peculiaridade de que seu pai, sua mãe e seu irmão são surdos. Por ser a única na família capaz de escutar, Paula trabalha como intérprete nas negociações sobre os produtos comerciais produzidos pela fazenda em que vive e se encarrega de traduzir a linguagem de sinais para os vizinhos e amigos.

A atriz Louane Emera que faz o papel de Paula é de fato uma cantora com belíssima voz, como é possível notar na sua interpretação da música francesa “Je vole” (“Eu voo”), uma canção de autoria do compositor francês Michel Sardou que é cantada por ela no filme: https://www.youtube.com/watch?v=J_BbSnpbYoc.

Debate após a exibição do filmeDebate após a exibição do filme

Após a exibição do filme, professores, servidores, bolsistas e estudantes presentes procuraram conduzir um debate a respeito das questões problematizadas pelo filme. Danilo, que é intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no IFSP, lembrou que se tratava de uma comédia, e que, portanto, algumas cenas do filme deveriam ser consideradas levando isto em consideração. A pedagoga Bernardina ressaltou a respeito da qualidade da educação pública na França (que aparece em cenas do filme), mesmo em uma pequena cidade da região rural. Já a professora Priscila destacou a qualidade do filme e a importância das reflexões que ele nos traz a respeito dos temas abordados. A partir destas intervenções as pessoas presentes no público debateram sobre as diversas características do filme. Um dos pontos foi a respeito da “Radio France” – onde a personagem Paula tem que passar por um teste de canto – que é a responsável pela gestão de todas as estações de rádio públicas da França, sobretudo pelo fato de este país conferir uma grande importância para a presença do poder público nos meios de comunicação, de modo a incentivar a cultura, a educação, a arte, a ciência e valores sociais e comunitários que muitas vezes são relegados a um segundo plano pelos meios de comunicação privados ou comerciais. Muitos dos alunos presentes (quase com a mesma idade da personagem Paula) ressaltaram as dificuldades que muitos pais têm de deixarem seus filhos saírem do “ninho” para caminharem com as próprias pernas em busca de seus sonhos.

As sessões de cinedebates são organizadas pela equipe de bolsistas do professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é proporcionar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.