Cinedebate debateu filme de animação sobre a história do Brasil

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h06 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 18h06

No dia 17 de maio de 2016, pela tarde, a partir das 16:15, ocorreu mais um cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pelo debate – do filme “Uma história de amor e de fúria”. Esta sessão de cinedebate fez parte da programação da Semana Cultural que ocorreu no IFSP-Caraguatatuba.

Público presente ao cinedebate sobre o filme “Uma história de amor e de fúria”Público presente ao cinedebate sobre o filme “Uma história de amor e de fúria”

Este cinedebate foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o programa de Etensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e contou com o apoio da sua equipe de bolsistas deste programa de Extensão e de projetos de Iniciação Científica, bem como de bolsistas-professores do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, outro projeto de Extensão que está sendo implementado na instituição. O público-alvo deste cinedebate foi composto, sobretudo, por estudantes do Cursinho Popular e de cursos técnicos que funcionam no período vespertino.

“Uma história de amor e de fúria” é um longa de animação nacional do gênero ficção científica que foi lançado nos cinemas brasileiros em 2013, tendo como inspiração os desenhos japoneses de tradição “anime”. O casal central de personagens – que vive uma história romântica – conta com as vozes dos atores Selton Mello e Camila Pitanga. O enredo se passa em quatro diferentes momentos históricos, desde o século XVI até o final do século XXI, no futuro: em meados no século XVI quando os portugueses estavam invadindo terras dos índios tupinambás; no século XIX durante a revolta denominada Balaiada que ocorreu no Maranhão; durante a luta contra a ditadura militar após 1964; e, no futuro, em 2096 quando haverá uma guerra pelo acesso à água potável no Brasil, de acordo com a trama. O personagem principal, portanto, é um homem que tem cerca de 600 anos!

Debate após a exibição do filme “Uma história de amor e de fúria”Debate após a exibição do filme “Uma história de amor e de fúria”

Esta animação foi dirigida por Luiz Bolognesi que após uma pesquisa com profissionais de diferentes áreas, procurou unir neste trabalho as suas duas grandes paixões, os quadrinhos e a história do Brasil, em suas próprias palavras. Este filme aborda temas complexos que envolvem política, preconceito e questões ambientais, e pode ser assistido gratuitamente no site Youtube.

Professores Wilson e RicardoProfessores Wilson e Ricardo

O Pró-Reitor de Extensão do IFSP, professor Wilson de Andrade Matos, que nesta tarde esteve presente – com membros de sua equipe – no câmpus do IFSP-Caraguatatuba, assistiu o filme e participou do debate que se seguiu à exibição. Da mesma forma, o Prof. Dr. Francisco Fabbro Neto do IFSP-Caraguatatuba – que colaborou na organização dos eventos da Semana Cultural – também participou do debate após o final do filme.

O filme procurou ressaltar que a história do nosso país é uma história de lutas: a luta dos índios contra a invasão de suas terras pelos portugueses, após o “descobrimento”; a luta contra a escravidão do século XVI ao século XIX; a luta contra a ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970. Como afirma o protagonista do filme: “Mesmo sem perceber, todo dia a gente está lutando por alguma coisa”. Além disso, esta película salienta a importância de conhecer o passado, para não repetir os mesmos erros; nas palavras também do protagonista principal desta animação: “Viver sem conhecer o passado é caminhar no escuro”.

As sessões de cinedebates são organizadas pela equipe do professor Ricardo Plaza tanto no auditório do próprio IFSP, quanto em espaços das escolas públicas da região do litoral norte de São Paulo. Seu objetivo principal é proporcionar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.