Início > Antigas > Cine-Debate discutiu filmes sobre Renato Russo e Raul Seixas

Cine-Debate discutiu filmes sobre Renato Russo e Raul Seixas

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2015, 11h02 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2015, 11h02

No dia 1 de outubro de 2015, quinta-feira, ocorreu mais um Cine-Debate no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desta vez com a exibição e discussão de dois filmes sobre os músicos Renato Russo e Raul Seixas. A atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do projeto de extensão “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”. Os estudantes universitários que colaboraram diretamente para a organização desta atividade foram: Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz, Ana Beatriz Vieira de Sousa, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Rafael Brock Domingos.

Professor Ricardo e estudantes universitários do IFSP que organizaram o cinedebate “Renato e Raul”Professor Ricardo e estudantes universitários do IFSP que organizaram o cinedebate “Renato e Raul”

O primeiro filme apresentado às 16h foi “Somos tão jovens”, película de 2013 que foi dirigida por Antonio Carlos de Fontoura. Basicamente este filme é uma dramatização biográfica da vida do músico Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo (interpretado no filme pelo ator Thiago Mendonça), no cenário musical da cidade de Brasília, dos anos 1970 e 1980, no período final da ditadura militar. O principal período retratado no filme é anterior à formação da banda “Legião Urbana”, quando Renato Russo integrou o conjunto “Aborto Elétrico” de punk rock. Mesmo assim, várias das músicas mais conhecidas de sua autoria aparecem no filme, tais como “Que país é este” e “Ainda é cedo”. O filme faz referências a outras bandas e músicos que conviveram com Renato Russo na época como Plebe Rude, Capital Inicial e Herbert Vianna (da banda “Paralamas do Sucesso”).

Público presente ao cinedebate “Renato e Raul”Público presente ao cinedebate “Renato e Raul”

O segundo filme apresentado às 19h foi “Raul: o início, o fim e o meio”, documentário de 2012 que foi dirigido por Walter Carvalho e Leonardo Gudel. Este filme traça o perfil de toda a vida de Raul Seixas, músico que virou um mito, desde a sua adolescência na Bahia como fã de Elvis Presley até a sua morte em 1989. Há entrevistas com compositores e músicos que foram parceiros de Raul, como Paulo Coelho e Marcelo Nova, e também com seus colegas e familiares. As histórias de cada uma das mais belas músicas de “Raulzito” são apresentadas ao longo do filme, tais como “Metamorfose ambulante”, “Maluco beleza”, “Gita”, “Tente outra vez”, “Ouro de tolo”, “Cowboy fora da lei” e “Eu nasci há dez mil anos atrás”.

Lucas Demétrio, Gustavo e João, estudantes universitários e músicos, com professor Ricardo PlazaLucas Demétrio, Gustavo e João, estudantes universitários e músicos, com professor Ricardo Plaza

Durante os debates que aconteceram depois dos dois filmes, a qualidade musical de Renato Russo e Raul Seixas foi destacada, sobretudo por alguns estudantes do IFSP-Caraguatatuba que também são músicos, como Lucas Demetrio Muniz, Gustavo Guimarães Batista e João Pereira Neto. Quanto à vida de Renato Russo, o debate também abordou a respeito da sua homossexualidade, inclusive com diversos estudantes questionando uma proposta de estatuto da família que está sendo discutida por grupos conservadores no Congresso Nacional e que na prática impossibilita casais homoafetivos de constituírem uma família, ao restringir este direito apenas a configurações familiares com um homem e uma mulher, o que, segundo muitos dos presentes, é uma discriminação preconceituosa contra outras configurações que também merecem ser consideradas como famílias, em termos legais e afetivos. Finalmente, o púbico presente refletiu sobre como o uso do álcool e das drogas destruiu precocemente a vida destes dois grandes músicos brasileiros.