Início > Antigas > Cine-Debate discutiu filmes baseados em obras de Dan Brown

Cine-Debate discutiu filmes baseados em obras de Dan Brown

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 11h34 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2015, 11h34

No dia 9 de junho de 2015, aconteceu no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Caraguatatuba mais uma edição do Cine-Debate. Desta vez foram exibidos e discutidos dois filmes baseados em livros do conhecido escritor Dan Brown. A iniciativa partiu dos bolsistas do projeto de extensão “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”, mas contou também com o apoio dos bolsistas do projeto de extensão “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo” e dos projetos de iniciação científica “História da ciência na educação científica: contribuições, metodologias e propostas” e “Polinomiografia, a arte matemática como um diferencial no ensino de funções”, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Os estudantes de graduação do IFSP que organizaram este Cine-Debate foram: Rafael Brock Domingos, Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz, João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Dérick Alves de Jesus.

Professor Ricardo e alguns dos bolsistas que organizaram o eventoProfessor Ricardo e alguns dos bolsistas que organizaram o evento

Às 16 horas foi exibido o filme “O Código da Vinci” e às 19 horas foi exibido o filme “Anjos e demônios”. Antes da exibição do primeiro filme, no intervalo da exibição entre os dois filmes e após a exibição do segundo filme, ocorreram diversos debates com vistas a se aprofundar no emaranhado de temas científicos, artísticos, históricos e religiosos abordados pelas duas películas.

Integrantes do público presente após a exibição de “Anjos e demônios”Integrantes do público presente após a exibição de “Anjos e demônios”

Enquanto a exibição e os debates ocorriam, os bolsistas montaram dois telescópios no pátio em fronte ao prédio do IFSP Caraguatatuba, com o objetivo de realizar observações do céu noturno: um telescópio refrator (com lentes) com objetiva de diâmetro igual a 70 mm e um telescópio refletor (com espelhos curvos) com diâmetro do espelho igual a 114 mm.

Bolsistas junto com os dois telescópios utilizadosBolsistas junto com os dois telescópios utilizados

Por volta das 21:30, após o debate sobre o filme “Anjos e demônios”, os presentes foram convidados para uma observação do céu noturno com os telescópios montados pela equipe de bolsistas: muitos ficaram encantados em observar o planeta Saturno que podia ser visto nitidamente com os anéis ao seu redor.

Telescópio refletor em frente de alguns dos presentesTelescópio refletor em frente de alguns dos presentes

O próximo Cine-Debate ocorrerá no segundo semestre, no dia 19 de agosto de 2015, uma quarta-feira, com a exibição de filmes que abordam o conceito astrofísico de “Buraco de Minhoca”: o filme “Contato” será exibido a partir das 16:00 e o filme “Interestelar” será exibido a partir das 19:00. Mais informações sobre as atividades já realizadas por esta equipe podem ser obtidas no site www.educacaocientifica.com.br. Professores de escolas da região que queiram acompanhar um grupo de alunos de suas instituições para participarem destas sessões de Cine-Debate devem entrar em contato telefônico com professor Ricardo Plaza no próprio IFSP Caraguatatuba, para que ocorra um controle organizado do público que estará presente. Estas atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Observação sendo feita com o telescópio refratorObservação sendo feita com o telescópio refrator

Saturno visto por um telescópio refratorSaturno visto por um telescópio refrator