Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Bolsistas do PIBID relataram suas experiências educacionais em evento do IFSP
Início do conteúdo da página

Bolsistas do PIBID relataram suas experiências educacionais em evento do IFSP

Publicado: Sábado, 22 de Outubro de 2016, 07h58 | Última atualização em Sábado, 22 de Outubro de 2016, 07h58

No dia 21 de outubro de 2016, sexta-feira, pela manhã, aconteceu o encontro de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) - Subprojeto de Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para relatar suas experiências educacionais para a comunidade. O evento “Relatos do PIBID” ocorreu no auditório do IFSP-Caraguatatuba e foi uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2016 e da II Jornada da Matemática. Este encontro de bolsistas do PIBID tem acontecido tradicionalmente, nos últimos anos, nas manhãs das sextas-feiras da SNCT. Ele foi organizado pelos professores Luis Américo Monteiro Junior e Jaqueline Lopes, juntamente com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática que são bolsistas do PIBID.

Professores Jorge e Elton com bolsistas do PIBID que atuam na Escola Municipal Professora EdnaProfessores Jorge e Elton com bolsistas do PIBID que atuam na Escola Municipal Professora Edna

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 com o objetivo de valorizar o magistério e apoiar atividades práticas de estudantes de cursos de licenciatura em todo o Brasil para que eles possam contribuir para a melhoria das condições de ensino, nas condições efetivas das salas de aula das escolas públicas de educação básica. Os bolsistas do PIBID (pibidianos) recebem uma bolsa mensal do governo federal por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), com a contrapartida de entrarem em salas de aula de escolas de educação básica com propostas para melhorar a qualidade de ensino ofertada.

No IFSP-Caraguatatuba, o PIBID conta com dois professores do próprio IFSP que são os coordenadores locais do programa (os professores Luis e Jaqueline) e com 21 estudantes do curso de licenciatura em matemática que recebem bolsas mensais e atuam em 3 escolas públicas da região (sete bolsistas por escola): Escola Estadual Colônia dos Pescadores, Escola Estadual Ismael Iglesias e Escola Municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz. Em cada uma destas escolas, há um professor de matemática delas que atua como professor supervisor do programa e que recebe os licenciandos em sua sala de aula, para que eles, de forma organizada e orientada, procurem encontrar soluções para melhorar o nível e a qualidade de ensino realizado na prática.

Após a abertura do evento, no início das atividades da manhã de 21 de outubro, os bolsistas do PIBID na Escola Municipal Professora Edna apresentaram de modo detalhado o trabalho desenvolvido nesta instituição de ensino. Estiveram presentes acompanhando-os na apresentação, os docentes Elton Carlos Eller Pedrozo e Jorge Thomé da Silva, respectivamente o antigo e o atual professor supervisor do PIBID nesta escola.

Bolsitas do PIBID da Escola Ismael Iglesias durante a apresentação de seus trabalhosBolsitas do PIBID da Escola Ismael Iglesias durante a apresentação de seus trabalhos

Na sequência os estudantes do PIBID que atuam na escola Ismael Iglesias apresentaram seus trabalhos, conferindo destaque para as diversas atividades alternativas para o ensino de matemática que realizaram ao longo deste ano, supervisionados pela professora supervisora Solange Maria da Silva que é docente de matemática desta instituição escolar.

Bolsistas do PIBID da Escola Colônia dos PescadoresBolsistas do PIBID da Escola Colônia dos Pescadores

Finalmente, no término da manhã os bolsistas do PIBID que atuam na escola Colônia dos Pescadores apresentaram os resultados de seus trabalhos educacionais nesta instituição, sob a supervisão do professor Ronaldo de Morais Bodo Junior. Eles destacaram as atividades desenvolvidas por eles na gincana de matemática realizada nesta escola; outra atividade que mereceu destaque foi o trabalho de inclusão que é desenvolvido com sucesso nesta escola por estes bolsistas.

As ações do PIBID permitem aperfeiçoar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior de todo o país ao possibilitar que licenciandos vivenciem situações reais de ensino em sala de aula de ensino fundamental e médio, desafiando-os a estabelecerem propostas inovadoras de intervenções didáticas para aperfeiçoar a aprendizagem dos seus alunos.

Público presente na manhã do dia 21 de outubro no auditório do IFSP-CaraguatatubaPúblico presente na manhã do dia 21 de outubro no auditório do IFSP-Caraguatatuba

O PIBID proporciona aos estudantes de cursos de licenciatura uma participação efetiva em experiências docentes de caráter interdisciplinar para superar problemas de ensino-aprendizagem, incentivando as escolas públicas de educação básica a, também, tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas. Os principais impactos do PIBID nos locais onde ele se realiza, como no câmpus de Caraguatatuba do IFSP, são os seguintes: diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; melhoria da qualidade da educação realizada nas escolas públicas de educação básica participantes do programa.

O PIBID existe no IFSP-Caraguatatuba desde julho de 2012, teve como primeira coordenadora a professora Marta Senghi Soares e já contou com um total de cerca de meia centena de bolsistas neste intervalo todo de tempo. Os bolsistas sempre destacam que esta é uma experiência prática fundamental para que eles realmente conheçam melhor o trabalho profissional de docência na educação básica. A existência no PIBID de bolsistas das quatro turmas (dos quatro anos) do curso de Licenciatura em Matemática provoca uma interação entre eles favorável ao seu amadurecimento intelectual e acadêmico.

O IFSP-Caraguatatuba agradece a presença da família do estudante Pedro Rafael Ramos, jovem estudante do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática e bolsista do PIBID, que esteve presente prestigiando os trabalhos acadêmicos apresentados por todos os bolsistas. Ao final da manhã, com o término do evento, todos os presentes se confraternizaram efusivamente com “comes e bebes” de um lanche organizado pelos próprios pibidianos. Eventos como este colaboram extraordinariamente para a formação acadêmica dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, como demonstrou o nível excelente das apresentações realizadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página